Potenza Sport: Regresso da Bridgestone aos desportivos é um estímulo às emoções

11/08/2021

Motor 24 viajou até San Sebastián de Los Reyes, a convite da Bridgestone, para testar os novos Potenza Sport, que representam o regresso do fabricante aos pneus desportivos. O palco? O Circuito Del Jarama…

Há demasiado tempo que a Bridgestone andava afastada dos pneus desportivos (de estrada), devido aos seus compromissos com a Fórmula 1. Regressa agora, em grande forma, com os novos Potenza Sport, uma gama de pneus que o Motor 24 foi conhecer ao Circuito Del Jarama, em San Sebastián de Los Reyes, a norte de Madrid, e que constituem um autêntico convite à adrenalina.

As expectativas eram grandes. Ou não tivessem estes pneus obtido já os melhores resultados nos testes de desempenho em curva e de manobrabilidade em piso molhado da TÜV SÜD e conquistado a pontuação máxima nos testes de desportivos da “Auto Bild Sportscars 2021”.

Já no paddock da lendária pista, conversámos com José Enrique Gonzalez, vice-presidente do fabricante para a região sudoeste (Portugal e Espanha), que explicou a razão pela qual a Bridgestone decidiu agora avançar para o lançamento de um pneu de altas prestações. “A experiência na F1 levou a Bridgestone a centrar-se muito no desenvolvimento de um pneu que maximizasse o rendimento do veículo. O enfoque esteve no carro. Demos conta de que é muito importante que, ao mesmo tempo, sejamos capazes de oferecer um pneu racional. Com este Potenza Sport temos prestações para os condutores se divertirem e para sentirem todas as emoções que o pneu lhes permite. Esse segmento, puramente desportivo, não o tínhamos e acreditamos que era uma necessidade sentida pelos clientes”, afirmou o responsável da Bridgestone ao Motor 24.

“Com este Potenza Sport temos prestações para os condutores se divertirem e para sentirem todas as emoções que o pneu lhes permite”

Experiência em quatro atos

Mas e o que valeria, então, em pista, o novo Potenza Sport, disponível em Portugal com 95 medidas de jantes (de 17 a 22 polegadas) e que equipará de série modelos como o Lamborghuini Huracan, o Audi RS3, o Porsche Macan, o Maserati MC 20, o Ferrari F1 71, entre outros?

Para os testes, os jornalistas foram divididos em módulos distintos. No primeiro, o objetivo foi controlar as “emoções laterais”, num slalom, a grande velocidade, numa reta de 180 metros, repleta de cones – se possível sem os deitar abaixo – terminando com uma travagem a fundo, seguida de um forte gancho à direita. O Mercedes-Benz CLA 45 S, eleito para a prova, manteve-se sempre equilibrado. As respostas de direção foram sempre precisas e diretas. E nunca o veículo desrespeitou as indicações do volante, muito graças às novas tecnologias de reforço utilizadas no flanco e coroa que conferem à sua estrutura uma maior resistência à flexão.

O segundo módulo de testes provou que o Potenza Sport está aí para as curvas. Agora em plena pista principal e a alta velocidade, contornando obstáculos colocados em pontos nevrálgicos e ao volante de um Audi RS5. Copiámos as trajetórias do instrutor e, mais uma vez, os pneus deram provas de precisão e segurança a ritmos extremos.

A quarta e última prova implicava um bailado à chuva, num circuito encharcado para demonstrar a eficácia dos Potenza Sport no aquaplaning. A escolha recaiu num Audi S3. O controlo rimou com diversão. Os pneus contam aqui com tecnologias inovadoras de banda de rodagem, composto e estrutura. Tudo graças ao desenho do piso, que recorre a “sipes” 3D inovadores para aumentar a rigidez lateral e a utilização de menos “sipes” transversais, para garantir uma maior superfície de borracha em contacto com o piso molhado. Uma garantia, de resto, para não se meter água neste derradeiro teste.