Publicidade Continue a leitura a seguir

“Q” Inspiração revela a Infiniti

Publicidade Continue a leitura a seguir

Desvendado no Salão de Detroit com a importante tarefa de dar a conhecer a filosofia de design a implementar pelo emblema de luxo da Nissan, já com os novos motores com taxa de compressão variável e assistências de segurança contempladas, o Infiniti Q Inspiration é um concept de rara beleza.

Além dos muitos modelos de produção que fazem delícias, como os novos BMW X2, Ford Mustang Bullit ou Mercedes Classe G, o Salão de Detroit também acolhe a estreia de vários concepts que revelam as futuras intenções das marcas. Um dos mais belos na edição de 2018 é sem dúvida o Infiniti Q Inspiration, um protótipo que mostra como será a nova linguagem visual do emblema de luxo da Nissan. Essa evolução estará em linha com a introdução de novas motorizações (recorre já ao novo motor com taxa de compressão variável, que estreou no QX50), um desenho de interiores focado no bem-estar dos passageiros e as novas assistências ao condutor (demonstrando as vantagens que futuramente o ProPilot vai oferecer).

Este é um modelo que, segundo afirma a marca, é definido pelas suas linhas claras e as proporções “dinâmicas e confiantes”. Cotando-se como um sedan de proporções médias, de silhueta alongada e linhas superiores descendentes com influências coupé, destaca-se na dianteira o capot alongado e especialmente a forma como a liberdade estilística oferecida pelos LEDS é potenciada. Algo visível desde logo nas óticas bastante esculpidas, mas igualmente através do símbolo do Infiniti Q Inspiration e da envolvência da grelha.

As entradas de ar são outro elemento que sobressai neste design, pela forma como influencia o capot (pensado para acomodar o novo motor VC-Turbo) e também as formas envolventes das portas. Nas laterais estão ainda dois pequenos apêndices, que incorporam as câmaras com a tarefa de substituir os espelhos retrovisores, antevendo a reprodução das imagens a bordo. Na retaguarda encontramos também uma exploração em termos estéticos da liberdade estilística dos LEDS, através da assinatura visual conferida pelas óticas e pela forma como a linha contínua a vermelho contrasta com o pequeno friso cromado. O grande teto panorâmico permite “espreitar” para o interior de um habitáculo desenvolvido a partir do conceito de serenidade.

Algo visível desde logo pela forma como os passageiros são acomodados a bordo do Infiniti Q Inspiration em quatro poltronas individuais. Para este conforto e tranquilidade também contribuem as cores escolhidas, com os tons castanhos da madeira e o tom alvo da pele a sobressaírem de modo “zen” dos elementos em tons negros. Mas no interior é também a modernidade conferida pelos ecrãs que ganha pontos. Algo que não fica apenas a cargo da digitalização das informações para o condutor, mas igualmente pelo volante com touchscreen onde se inclui o botão Start e ainda pelos dois ecrãs para os passageiros da traseira, que estão embutidos num túnel central “flutuante”.

Para maior serenidade a bordo do Infiniti Q Inspiration são ainda incluídos diversos apoios de condução, antevendo a futura expansão das capacidades do sistema ProPilot e garantindo maior segurança. Anunciando futuras capacidades autónomas, com o carro a poder assumir várias funções, o emblema de luxo afirma que a intenção não é substituir os humanos, mas antes oferecer um co-piloto que apoia em situações como quando é necessário fugir a eventuais perigos.

Descubra neste link todas as outras novidades do Salão de Detroit