Rankin transforma Mazda3 em ícone fotográfico

01/06/2019

O novo Mazda3 como expressão de arte. A marca de Hiroxima associou-se a Rankin, um dos fotógrafos mais influentes da atualidade, e criou uma série de imagens em que o novo compacto da marca é elemento central.

Oriundo de Londres, este profissional da imagem tem estado na vanguarda da inovação comercial e editorial desde que em 1991 se tornou cofundador da revista “Dazed and Confused”, introduzindo uma estética única na fotografia de moda e nos retratos.

Para assinalar o lançamento do novo Mazda3, Rankin recorreu ao seu talento para mostrar o lado emotivo do novo automóvel, que, descreve Mitsui Hitomi, Engenheiro-Chefe do modelo teve um princípio base: “Não concebemos especificações, concebemos um sentimento”.

Referindo-se às imagens, Rankin explicou que “a minha intenção foi mostrar toda a a essência do Mazda3, mas também apelar às emoções do espectador. Quis dar às imagens um toque sensual e, por isso, a minha abordagem a estas fotografias foi totalmente diferente. Utilizei a luz e criei a dinâmica através de movimento da própria câmara, sem retoques, o que, na perspectiva do espectador, confere vida ao modelo, literalmente”.

O conceito era captar o novo Mazda3 de forma a realçar a energia e os sentimentos que o modelista Takumi, da Mazda, nele colocou quando a sua equipa construiu, manualmente, as primeiras estruturas em argila do novo modelo.

Rankin é fotógrafo, editor e realizador de cinema britânico, contando com um portefólio que abrange temas como o retrato e os documentários. Ao longo de uma carreira de elevado prestígio, Rankin fotografou, em retrato, a Rainha de Inglaterra, SAR Isabel II, Daniel Craig, Kate Moss, David Bowie, Monica Bellucci, os Rolling Stones, David Bowie e Kendall Jenner, entre muitas mais centenas de personalidades do nosso tempo.

Foi, também, um dos maiores impulsionadores de grandes campanhas de beneficência e comerciais para algumas das marcas mais importantes do planeta. Como realizador, através da sua produtora Rankin Film, criou campanhas para marcas como Nike, L’Oreal, Dove, Pantene, Diageo, e eventos como “Women’s Aid” e “Comic Relief”, juntamente com vídeos de música para artistas como Miley Cyrus, Rita Ora e Kelis, entre outros. Graças à sua ousadia atrás das lentes, os elementos visuais de Rankin estão absolutamente enraizados na iconografia contemporânea.

Títulos das fotografias “Rankin x Mazda3”

#1 – Liberation

#2 – Panache

#3 – Release

#4 – Serenity

#5 – Verve

#6 – Zeal

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.