O Renault Talisman foi renovado estética e tecnicamente, dispondo de novos argumentos para enfrentar os seus rivais no segmento superior. Entre os destaques, novo sistema multimédia Easy Link com ecrã central tátil de 9.3 polegadas e tecnologias de assistência à condução Easy Drive. O renovado Talisman, em berlina e carrinha, será lançado no mercado europeu no verão de 2020.

A marca francesa concede que o design é um dos pontos fortes do Talisman, aplicando agora algumas mudanças, embora subtis. Na dianteira, a grelha recebe uma lâmina transversal cromada e um novo desenho do para-choques, com iluminação 100% LED em toda a gama graças à tecnologia LED Matrix Vision, enquanto os piscas são dinâmicos e também eles de LED. As luzes diurnas têm a forma de um C (‘C-Shape’), uma marca de identidade da gama da Renault. Na traseira, os faróis 100% LED têm um contorno cromado e integram os piscas dinâmicos.

No habitáculo, o novo Talisman apresenta acabamentos mais cuidados, sobressaindo a nova decoração cromada na consola central e os novos acabamentos em madeira na versão Initiale Paris. Para personalizar o habitáculo é possível escolher oito ambientes luminosos, através das regulações do sistema Multi-Sense, que pode ser ‘afinado’ através do ecrã central tátil.

O painel de bordo recebe um ecrã digital de 10.2’’, totalmente configurável. Através das regulações do Multi-Sense é possível personalizar a experiência de condução com, por exemplo, a integração da navegação GPS no painel de instrumentos. Outras novidades passam pela adição de um suporte para o carregamento por indução do smartphone, enquanto os comandos de ventilação passam a integrar a informação digital da temperatura selecionada. Para melhorar a ergonomia, o comando do regulador de velocidade passa a estar disponível diretamente no volante.

A conectividade é amplamente melhorada com o ecossistema Renault Easy Connect, que agrupa um universo de aplicações como o MY Renault, o novo sistema multimédia Renault Easy Link e serviços conectados como a atualização automática e a gestão do automóvel à distância. O sistema é compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay, enquanto a navegação integra a procura de moradas através do Google, o preço dos combustíveis e a informação de tráfego em tempo real. A versão Initiale Paris, mais luxuosa, recebe de série o sistema áudio premium Bose, de 13 altifalantes.

Melhoria nos assistentes tecnológicos

Depois do novo Espace, o Talisman é o segundo modelo da Renault a dispor da tecnologia LED Matrix Vision, um sistema de iluminação adaptativo e inteligente (o raio luminoso adapta-se constantemente em função do tráfego) que incrementa em 50% a iluminação em comparação com os faróis de LED tradicionais.

Tecnicamente, o novo Talisman dispõe de chassis 4Control, sistema permanentemente ativo que gere automaticamente o ângulo de viragem das rodas traseiras, melhorando a agilidade em cidade e o dinamismo fora dela.

Os assistentes de segurança Renault Easy Drive, entre os quais o Assistente de Trânsito e Autoestrada e os faróis LED Matrix Vision estão disponíveis no Talisman renovado. O primeiro funciona entre os zero e os 160 km/h e não só mantém a distância de segurança em relação aos veículos que o precedem, como permite parar e arrancar, num prazo máximo de três segundos, sem ação do condutor. Além das novas funções, mantém as ajudas que tornam a condução mais segura e mais confortável, como o alerta de transposição involuntária de faixa (Lane Departure Warning), completado com o assistente de manutenção na via (Lane Keeping Assist), o alerta de sonolência e o detetor de ângulo morto, que passa a utilizar dois radares na traseira do automóvel (Rear Cross Trafic Alert).

Motores evoluídos

A gama de motores foi também retocada, dispondo da geração mais evoluída de unidades a gasolina e Diesel. Todos os motores TCe a gasolina integram um filtro de partículas e os motores Diesel Blue dCi estão equipados com a tecnologia de despoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue para a redução das emissões de NOx.

A gasolina, uma novidade é o TCe 160 EDC FAP, um bloco 1.3 turbo de quatro cilindros a gasolina de injeção direta, com 160 CV de potência e 270 Nm de binário às 1800 rpm. Este motor está associado à caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC de 7 relações. Em ciclo WLTP, os consumos são de 6,2 l/100 km e as emissões de CO2 de apenas 140 g/km.

O mais potente blocoa gasolina é o TCe 225 EDC FAP de quatro cilindros a gasolina, 1.8 turbo de injeção direta, com uma potência de 225 CV e binário de 300 Nm disponível a partir das 2000 rpm. Este motor surge associado à caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades. Em ciclo misto WLTP, os consumos são de 7,4 l/100 km, a que correspondem 166 g/km de CO2.

No polo oposto, a gama Diesel inicia-se com unidade 1.7 Blue dCi de quatro cilindros em duas versões de 120 e 150 CV, associada a caixa manual de 6 velocidades, que se destaca pelos baixos consumos (4,9 l/100 km de gasóleo e 128 g/km de CO2), portanto apelativos para os clientes frotistas. A gama Diesel fica completa com o motor 2.0 Blue dCi de 200 CV associado à caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC de 6 relações. Este motor tem um consumo médio de 5,6 l/100 km e emissões de 146 g/km de CO2.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.