SEAT Leon a gás natural com mais potência e autonomia

08/01/2019

Empenhada no desenvolvimento e implementação da solução de Gás Natural Comprimido (GNC), a SEAT anunciou o lançamento de uma nova versão do Leon com motor 1.5 TGI mais potente e com maior autonomia quando alimentado unicamente a GNC, graças à integração de três depósitos de gás.

Esta nova solução de 1.5 litros conta com um motor de quatro cilindros sobrealimentado (baseado no bloco TSI com capacidade idêntica), tendo recebido um sofisticado sistema start-stop, a mais recente evolução em turbocompressores com uma turbina de geometria variável e o ciclo de combustão Miller para uma maximização da eficiência e de performance.

Os componentes internos do motor foram redesenhados e desenvolvidos de acordo com as exigências da utilização do GNC; recebendo novos pistões em cromo níquel com segmentos modificados para a utilização de gás, bem como o reforço das sedes de válvulas para melhor resistência ao desgaste, tendo as válvulas sido elevadas para uma melhor circulação do gás no interior da câmara de combustão.

Em suma, o Leon TGI Evo debita 130 CV de potência às 5000rpm – mais 20 CV face ao motor 1.4 precedente – e 200 Nm de binário entre as 1400rpm e as 4000rpm, podendo ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou à unidade de dupla embraiagem com sete velocidades.

Como os outros modelos da gama SEAT GNC, o Leon TGI Evo apenas recorre à gasolina como combustível alternativo quando os depósitos de GNC ficam vazios, embora agora seja ainda maior a capacidade de abastecimento de GNC uma vez que o SEAT Leon TGI Evo recorre a três depósitos – dois dos quais fabricados com a leve e sofisticada tecnologia de fibra de carbono. O SEAT Leon TGI Evo tem uma capacidade de armazenamento de 17.7 kg de GNC, garantindo-lhe um alcance de 500 km neste modo de alimentação e, graças à passagem automática para gasolina, consegue estender o alcance nuns adicionais 150 km.

A marca assume assim que sai melhorada a relação custo/benefício: a energia gerada por 1 kg de GNC é equivalente à de 2 litros de GPL, de 1.3 litros de Diesel ou de 1.5 litros de gasolina.

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Recorde-se que aSEAT é a marca europeia com a maior gama de veículos a GNC, vendendo estas versões em vários países como Espanha, Alemanha e Itália, reduzindo assim as emissões de CO2 e de NOx, permitindo a poupança no gasto de combustível e com um padrão e tempo de reabastecimento comparável ao dos automóveis a gasolina ou Diesel.

O Leon TGI Evo fica disponível pela primeira vez com os níveis de equipamento FR e Xcellence, em acréscimo ao nível Style. Além do Leon, a marca de Barcelona oferece ainda versões a gás natural comprimido nos modelos Ibiza, Mii, no recente modelo Arona e agora também com o Leon TGI Evo e Leon ST TGI Evo.

Motor 1.5 TGI Evo
Cilindros/Válvulas 4/16
Capacidade 1498 cc
Diâmetro e curso 74,5 mm x 85,9mm
Taxa de compressão 12,5
Potência Máxima 130 CV
Binário Máximo 200 Nm
Velocidade Máxima 206 km/h