Esta nova solução de 1.5 litros conta com um motor de quatro cilindros sobrealimentado (baseado no bloco TSI com capacidade idêntica), tendo recebido um sofisticado sistema start-stop, a mais recente evolução em turbocompressores com uma turbina de geometria variável e o ciclo de combustão Miller para uma maximização da eficiência e de performance.
Os componentes internos do motor foram redesenhados e desenvolvidos de acordo com as exigências da utilização do GNC; recebendo novos pistões em cromo níquel com segmentos modificados para a utilização de gás, bem como o reforço das sedes de válvulas para melhor resistência ao desgaste, tendo as válvulas sido elevadas para uma melhor circulação do gás no interior da câmara de combustão.
Em suma, o Leon TGI Evo debita 130 CV de potência às 5000rpm – mais 20 CV face ao motor 1.4 precedente – e 200 Nm de binário entre as 1400rpm e as 4000rpm, podendo ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou à unidade de dupla embraiagem com sete velocidades.
Como os outros modelos da gama SEAT GNC, o Leon TGI Evo apenas recorre à gasolina como combustível alternativo quando os depósitos de GNC ficam vazios, embora agora seja ainda maior a capacidade de abastecimento de GNC uma vez que o SEAT Leon TGI Evo recorre a três depósitos – dois dos quais fabricados com a leve e sofisticada tecnologia de fibra de carbono. O SEAT Leon TGI Evo tem uma capacidade de armazenamento de 17.7 kg de GNC, garantindo-lhe um alcance de 500 km neste modo de alimentação e, graças à passagem automática para gasolina, consegue estender o alcance nuns adicionais 150 km.
A marca assume assim que sai melhorada a relação custo/benefício: a energia gerada por 1 kg de GNC é equivalente à de 2 litros de GPL, de 1.3 litros de Diesel ou de 1.5 litros de gasolina.LEIA O ENSAIO AO SEAT LEON TGI: MAIS VALOR E ECONOMIA
Recorde-se que aSEAT é a marca europeia com a maior gama de veículos a GNC, vendendo estas versões em vários países como Espanha, Alemanha e Itália, reduzindo assim as emissões de CO2 e de NOx, permitindo a poupança no gasto de combustível e com um padrão e tempo de reabastecimento comparável ao dos automóveis a gasolina ou Diesel.
O Leon TGI Evo fica disponível pela primeira vez com os níveis de equipamento FR e Xcellence, em acréscimo ao nível Style. Além do Leon, a marca de Barcelona oferece ainda versões a gás natural comprimido nos modelos Ibiza, Mii, no recente modelo Arona e agora também com o Leon TGI Evo e Leon ST TGI Evo.
| Motor | 1.5 TGI Evo |
| Cilindros/Válvulas | 4/16 |
| Capacidade | 1498 cc |
| Diâmetro e curso | 74,5 mm x 85,9mm |
| Taxa de compressão | 12,5 |
| Potência Máxima | 130 CV |
| Binário Máximo | 200 Nm |
| Velocidade Máxima | 206 km/h |
