Toyota Corolla: O regresso de um nome bem-amado em dois formatos híbridos

02/10/2018

O Salão de Paris marca o regresso em pleno do Corolla à gama da Toyota, com a marca nipónica a recolocar esta sigla também nas carroçarias dos modelos de cinco portas (Hatchback) e na carrinha (Touring Sports), os quais têm estreia oficial no certame gaulês.

Na senda do Auris, o Corolla representa um passo em frente para a Toyota em matéria de desenvolvimento (recorrendo à plataforma global TNGA), eficiência mecânica e também na própria situação de marketing, que fica assim mais clara – na geração anterior, o Auris era o modelo compacto e o Corolla a berlina familiar. Agora, sem confusões, o novo Corolla para o segmento C será construído na fábrica da Toyota no Reino Unido em Burnaston, apresentando um design mais dinâmico nas duas variantes disponíveis.

Neste aspeto, se o modelo mais compacto já era conhecido, a grande novidade de Paris no caso do Corolla dá-se com a chegada da carroçaria Touring Sports, a qual foi concebida e desenvolvida na Europa, onde continua a ser determinante para as vendas a empresas, com as carrinhas a ganhar quota de mercado. Uma tónica que é reforçada pela abordagem híbrida a que a companhia de Akio Toyoda dá o nome de ‘Self-Charging Hybrid’ e que no caso do novo Corolla aparece com duas soluções, com destaque para uma totalmente nova com 2.0 litros de cilindrada, a qual permite, de acordo com a Toyota, “tirar o máximo proveito do conforto, estabilidade, comportamento e prazer de condução adicionais inerentes à recém-adotada plataforma Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA)”.

Estilo agressivo

Um ponto que salta rapidamente à vista no caso do novo Corolla é a agressividade latente no desenho, sendo a carrinha esculpida na Europa, mais concretamente no recém-inaugurado Centro de Design em Zaventem. Graças à adoção da TNGA, a nova carrinha não é apenas uma variante do Hatchback, tendo-se tornado um modelo distinto e independente.

Face ao modelo que substitui, a nova Touring Sports é 58 mm mais comprida e apresenta uma distância entre eixos mais de 10 cm superior (de 2700 mm), registando-se ganho de espaço na distância entre os bancos dianteiros e traseiros (mais 48 mm para 928 mm). Tanto na dianteira como na traseira, a marca aplica uma linguagem estética denominada ‘Under Priority Catamaran’. Embora partilhe o mesmo estilo frontal com uma redução de 25 mm da altura total do novo Corolla Hatchback, cada painel da carroçaria da nova Touring Sports a partir do pilar B é exclusivo deste modelo, sugerindo ares até de Shooting Brake (carrinha de vão traseiro estilizado e alongado usada no passado para atividades de caça).

Indo para a traseira, o tema de design da carrinha partilha o mesmo estilo de ‘ombros’ largos do compacto de cinco portas, com farolins a disporem de tecnologia LED amplamente espaçadas e óculo traseiro 12 graus mais inclinado do que o na anterior geração. Nota, ainda, para o reposicionamento da placa de matrícula numa posição mais acima, dentro do portão traseiro.

A Touring Sports estará disponível com uma escolha de cinco novos desenhos de jantes, incluindo de liga leve de alumínio maquinado de 18” e dois novos desenhos de jantes de liga leve de 17” – um prateado e um negro maquinado. Na carroçaria, serão 11 as cores disponíveis, das quais quatro – Oxide Bronze Metallic, Emotional Red, Precious Silver e Phantom Brown – são novas. Por outro lado, assinalando também um lado de personalização, existe uma opcional gama de quatro esquemas de cores de dois tons disponíveis no lançamento. Combinam a cor da carroçaria com um acabamento negro no tejadilho e nos pilares do tejadilho e na zona envolvente da grelha frontal inferior.

Comentando o estilo deste novo modelo, Kazuhiko Isawa, chefe de estilo do Centro Europeu de Design da Toyota, explica que, “com o novo Corolla Touring Sports, pretendemos fazer a mais elegante e desportiva carrinha do segmento C, ao mesmo tempo que apresentamos uma proposta interessante para os clientes que estão a ‘descer’ do segmento D dado o enorme espaço para pernas do assento traseiro que é líder na categoria e um volume de carga altamente competitivo”.

O que é a TNGA?

Esta é a sigla para Nova Arquitetura Global Toyota, que representa a base de todo o desenvolvimento de motores e veículos da Toyota no futuro, viabilizando uma nova consistência no que diz respeito ao desenvolvimento e produção de veículos e componentes. A marca adianta que é “mais uma filosofia completa do que uma mera plataforma” e que “representa uma revolução na forma como a marca desenha, desenvolve e fabrica os seus veículos”.

Híbridos ganham predominância

O novo Corolla estreia também a nova estratégia de duas motorizações híbridas num modelo da marca (também no mercado, com efeito), já que propõe a sua filosofia ‘Self-Charging Hybrid’ em duas vertentes. Uma, de 1.8 litros com 122 CV, já conhecida, mas agora melhorada, oferece todos os pontos fortes do sistema híbrido da quarta geração, incluindo melhor resposta e linearidade, e os benefícios tradicionais de eficiência de combustível e condução relaxante, ao passo que o segundo, de 2.0 litros com 180 CV, acrescenta a esses pontos potência e superior dinamismo.

Na prática, esta estratégia reflete também a necessidade de responder às cada vez mais restritas normas europeias anti-poluição, com duas motorizações altamente eficientes à disposição. No que diz respeito ao sistema híbrido de 122 CV, o binário de 142 Nm do motor a gasolina (98 CV) é complementado pelos 163 Nm do motor elétrico de 53 kW que permite respostas velozes e elevada eficiência, caracterizando-se como uma tecnologia “intuitiva, com resposta rápida e sem necessidade de recargas externas (plug-in)”, além de ter consumos e emissões mais baixos face a um modelo convencional graças ao rácio de cerca de 50% de condução em modo elétrico nos trajetos quotidianos.

O motor de 1.8 litros foi alvo de várias medidas de redução de atrito, recebeu um sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) de maior capacidade e dispõe de uma otimizada gestão do calor. A calibragem do sistema de propulsão híbrida foi ainda mais refinada, com o superior binário do motor elétrico a proporcionar um aumento de rotações mais linear sob aceleração. O novo Corolla dispõe igualmente de uma bateria de iões de lítio para maior economia de combustível.

No caso da solução de 2.0 litros, essa foi a resposta concebida pela marca para os clientes europeus, com Rembert Serrus, diretor do Planeamento de Performances da Toyota Motor Europe (TME) a recordar que “no início do projeto, estudámos perfis de clientes europeus e o seu grau de satisfação com a motorização híbrida de 1.8 litros. Apesar de causar grande satisfação geral com o consumo de combustível, conforto, suavidade e a fiabilidade do sistema, ficou evidente que não seríamos capazes, com esta unidade, de atender às exigências de um grupo significativo de potenciais clientes”, fazendo alusão a uma faixa de clientes que usualmente conduzem automóveis com motores acima dos 1.4 litros.

O novo sistema de 2.0 litros desenvolve 180 CV e 192 Nm de binário no motor a gasolina, também com o binário adicional de um motor elétrico alimentado por bateria de hidretos metálicos de níquel. Dispõe de um modo Sport e uma caixa sequencial Shiftmatic de seis velocidades com patilhas atrás do volante para uma experiência de condução mais dinâmica e envolvente. Apesar do maior desempenho, a marca tomou várias medidas para garantir que a potência extra é acompanhada por maior eficiência de combustível, menos emissões e um funcionamento ainda mais silencioso.

Assim, a elevada taxa de compressão de 14:1, a alta velocidade de combustão alcançada pelo rápido fluxo da porta da admissão altamente eficiente e de curso longo, um novo desenho de bomba de óleo e várias medidas de redução de atrito combinam com uma redução no tamanho do eixo de transmissão, da unidade de controlo de potência, do motor e da bateria híbrida para melhorar a eficiência de combustível.

Dados breves

Corolla Hybrid 1.8 (HB/TS)

Aceleração 0-100 km/h (s): 10,9/11,1

Vel. máxima (km/h): 180/180

Consumos (l/100 km): 3,4/3,4

Emissões CO2 (g/km): 76/76

Corolla Hybrid 2.0 (HB/TS)

Aceleração 0-100 km/h (s): 7,9/8,1

Vel. máxima (km/h): 180/180

Consumos (l/100 km): 3,8/3,8

Emissões CO2 (g/km): 86/87

Além disso, a velocidade máxima em modo 100% elétrico foi aumentada para cima dos 115 km/h e o controlo do sistema foi alterado para inibir o arranque do motor sem a ação do pedal do acelerador mesmo antes do início do aquecimento do motor. Reduzindo as emissões, o catalisador do sistema de escape foi colocado mais perto do motor e o controlo de aquecimento após o início do motor foi otimizado para que fosse obtida uma purificação antecipada e melhorada dos gases de escape. Outras medidas, como a adoção de um veio de equilíbrio ou a revisão da bomba de água do motor, também contribuem para maior eficiência, menor atrito e ruído da motorização mais baixo.

Centro de gravidade reduzido

A utilização de adesivos em toda a nova carroçaria e um aumento no uso de soldagem por pontos combinam para aumentar a rigidez da carroçaria em cerca de 60% em relação aos Hatchback e Touring Sports da anterior geração, promovendo um aumento significativo na agilidade de comportamento e na capacidade de resposta às solicitações da direção e da estabilidade de alta velocidade.

O comportamento e a agilidade foram ainda melhorados graças à inferior altura de montagem do motor, ao ponto mais baixo da bacia nos bancos e o posicionamento da bateria híbrida sob os assentos traseiros. Em combinação, essas medidas reduziram o novo centro de gravidade do Corolla em cerca de 10 mm. A suspensão é composta de esquema dianteiro McPherson e traseiro multibraços com nova tecnologia de válvula de amortecedor e, pela primeira vez, a disponibilidade de Suspensão Variável Adaptativa (AVS), o qual controla a ação dos amortecedores em cada uma das quatro rodas, melhorando o conforto de rolamento e – através de uma melhor resposta da direção e um comportamento mais estável – a resposta geral da condução. A força de amortecimento é controlada automática e continuamente através de 650 passos por um atuador solenóide linear, que opera quatro vezes mais depressa do que um motor de passo convencional.

A AVS coopera com o sistema Seletor do Modo de Condução para controlar a força de amortecimento de acordo com a seleção dos modos ECO, Normal, Sport S, Sport S+ ou Custom.

Interior moderno

Os novos Corolla Touring Sports e Hatchback apresentam um novo interior projetado para criar um habitáculo com ambiente espaçoso, moderno e coeso, recorrendo a novas texturas, cores e acabamentos para uma maior perceção de qualidade visual e tátil, incluindo cromados e pintura acetinada, negro lacado, pele sintética e genuíno, costuras e opções entre tecido, Alcantara ou estofos em pele genuína..

A Toyota explica que foi dada especial atenção ao interior da versão Touring Sports, “especificamente adaptada ao mercado europeu”, contando como ‘chave’ para noção e maior qualidade o novo painel de bordo com 24 mm de espessura. A consola central foi redesenhada (alargada em 42 mm e subida em 22 mm) para melhorar a ergonomia dos comandos aí dispostos e da alavanca do seletor da transmissão e também melhorar a sensação de envolvimento do condutor com o cockpit. Os próprios bancos têm novo desenvolvimento para melhor conforto, sobretudo em viagens mais longas. De série nas versões de topo, existem novos bancos dianteiros mais desportivos.

Ao nível da ergonomia, nota para o renovado Interface Homem-Máquina (HMI), que inclui novo quadro de instrumentos binocular para o condutor que incorpora um novo ecrã de efeitos 3D ou um visor de informação múltipla, um novo head-up display de 10”, um novo ecrã multimédia central de 8”, travão de estacionamento elétrico e base de carregamento sem fios de telefone.

Na carrinha (e de série), os assentos traseiros podem ser rebaixados e descer numa operação comandada por alavanca remota, gerando-se um espaço de carga totalmente plano, sendo de salientar o generoso espaço de carga de 598 litros. Um sensor de movimento do pé está agora disponível para a operação da porta traseira em modo de mãos-livres, sendo apenas necessário passar um pé debaixo da área central do para-choques traseiro.

Bem dotado

O novo Corolla dispõe de uma série de atributos de comodidade que são destacados pela Toyota como novidades importantes. Entre eles, realce para a gama de três conjuntos de luzes dianteiras LED (variando em função do nível de equipamento), que inclui um farol principal tri-LED tipo unidade em parábola, um farol LED de duplo feixe com AHB e um farol LED com um Sistema de Máximos Adaptativo (AHS).

Para o condutor, tal como já atrás foi referido, o painel de instrumentos do condutor está equipado com um ecrã multi-informação múltipla de 7 ”que oferece uma variedade de modos de velocímetro digitais e analógicos. Pode também ser alterado para o primeiro efeito 3D do mundo, no qual os mostradores parecem pairar no ar. Há ainda um head-up display com posição e luminosidade ajustáveis através de comando no volante, no qual um opcional ecrã TFT a cores de 10” projeta várias informações relacionadas com a condução e avisos no pára-brisas no campo de visão do condutor (tais como limites de velocidade, indicações de navegação e um indicador de condução ecológica).

Nota, ainda, para o Sistema Multimedia Toyota Touch com base no novo ecrã tátil central totalmente a cores de 8 polegadas para o sistema de navegação e multimédia Toyota Touch 2 Go. Também disponíveis no novo Corolla estão soluções de conectividade, incluindo orientação do “último quilómetro”, navegação enviada “pelo ar” para o automóvel, localização do veículo, análise de condução e lembrete de manutenção. As versões híbridas podem ser equipadas com um sistema de som JBL Green Edge Premium Sound System de 8 altifalantes, com altifalantes especificamente afinados para a acústica deste habitáculo especialmente silencioso do Corolla.

As tecnologias de segurança conhecidas como Toyota Safety Sense estão todas presentes, como a travagem autónoma de emergência ou o assistente de saída de faixa, havendo também a Assistência Simples Inteligente ao Estacionamento com Sonar Inteligente para maior comodidade e segurança na manobra de parqueamento.

O Corolla Hatchback tem chegada prevista a Portugal no final do primeiro trimestre de 2019, esperando-se a carrinha uns meses depois.

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