Toyota Corolla: Retratos da vida de um best-seller

06/04/2019

Fomos passear pela praia de Carcavelos e pela Baixa Lisboeta com o best-seller da Toyota: o Corolla. Uma primeira experiência em solo nacional com o modelo que propõe um motor a gasolina e dois híbridos

Qual o apelido mais histórico da família Toyota? Corolla! Um nome gravado ao longo das 12 gerações, lançadas entre 1966 e 2019, e que agora se apresenta no mercado com os pés muito bem assentes na realidade, mas ainda a deitar olhares sobre o passado. O seu. Ou não esteja a marca japonesa ciente do que representam os 46 milhões de unidades vendidas em todo o planeta – números que o tornam no modelo mais vendido de sempre. Corolla quase se confunde com a própria Toyota. E isso não se apaga.

Depois de ter sido apresentado, internacionalmente, em fevereiro (ver as primeiras impressões de Pedro Junceiro), o best-seller está de volta e a Toyota procura manter as contas em dia com as especificidades do mundo atual, não esquecendo o caminho percorrido. Na apresentação nacional, durante a conferência, lá estava o modelo pioneiro desta carreira de sucesso. Mas não só. A Toyota fez questão de distribuir aos jornalistas, todos eles armados de modernos smartphone, pequenas máquinas fotográficas instantâneas para que estes pudessem registar, in loco, os vários momentos desta primeira experiência dinâmica em solo luso.

Hibridização em curso

Um passeio à beira da marginal, com vista de mar e paragem na praia de Caarcavelos e uma incursão pelas ruas da Baixa Lisboeta. Foram estes os percursos da apresentação nacional do modelo que conta agora com duas versões híbridas e uma a gasolina, divididos por três opções de carroçaria: hatchback, carrinha e sedan. Motores Diesel? Não. Não nesta evolução. A Toyota não pretende ficar mal na fotografia e deixou cair, sem mais, aquele que parece ser o “inimigo público número um do Estado” das equações do seu estimado Corolla.

O motor a gasolina esteja presente na gama (1.2 turbo a gasolina, com 114 cv e 185 Nm de binário máximo, mas apenas para as carroçarias HB e TS; o sedan não terá outra opção que não seja o 1.8 híbrido). A aposta maior do construtor japonês reside, sem sombra de dúvida, nas soluções híbridas: 1.8 Hybrid (122 cv) e 2.0 Dynamic Force (180 cv). O primeiro para um público mais pacato, o segundo para quem reclame um pouco mais de dinâmica.

Desde 21.299 euros

Com o histórico do Toyota Corolla, a política de preços teria de ser obrigatoriamente ponderada. O objetivo é continuar a fazer história e a engrossar os números nos mercados mundiais e nacionais, assim que as primeiras unidades comecem a ser entregues aos primeiros clientes, no fim-de-semana de 16 e 17 de março deste ano, embora já esteja disponível para encomendas.
A versão de acesso começa nos 21.299 euros pedidos para o HB com motor a gasolina 1.2 Turbo e nos 22.499 euros para a carrinha, equipada com o mesmo motor (ambos com o nível de equipamento Active). Na gama híbrida, o Corolla está disponível a partir dos 25.990 euros (1.8 Hybrid HB), subindo para os 27.190 euros na variante Hybrid TS (Active). A proposta mais elitista, 2.0 Hybrid Dynamic Force eleva o preço para os 2870 euros, tanto no compacto na carrinha.
Por sua vez, o sedan estará à venda por um valor mínimo de 28.250 euros e contará com três níveis de equipamentos (Comfort, Exclusive e Luxury).

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