Criado com o intuito de ser um dos hiperdesportivos mais competentes para utilização em pista, o McLaren Senna GTR prepara-se para passar à produção. A marca de Woking revelou já algumas das suas credenciais e alguns valores são capazes de impressionar, como o da carga aerodinâmica a rondar uma tonelada na sua velocidade máxima.

O sucesso do Senna GTR está praticamente garantido, uma vez que a produção de 75 unidades – com um preço aproximado de 1.5 milhões de euros sem impostos – ficou ‘encomendada’ assim que o protótipo foi revelado em Genebra. Ainda assim, o interesse gerado levou a mais procura do que oferta, o que não demoveu a marca do seu objetivo inicial de limitar a produção.

O que o grande público ainda não conhecia eram as especificações técnicas, sendo agora anunciado que o motor V8 bi-turbo de 4.0 litros terá uma potência de 825 CV (mais 25 CV do que o modelo de base) e um binário máximo de 800 Nm.

Apesar de revelado no Salão de Genebra, o modelo final terá um desenho diferente (do qual o desenho apenas dá uma ideia), com vias mais largas e jantes de porca central, como nos carros de competição. Além disso, a carroçaria em fibra de carbono tem novas cavas das rodas, um splitter dianteiro e difusor traseiro redimensionado para as exigências da pista, a que se junta ainda uma asa traseira ativa, que atua em consonância com o difusor para gerar um elevado valor de carga aerodinâmica.

Igualmente relevante é a utilização do esquema de suspensão dos McLaren GT3 e de pneus ‘slick’ Pirelli concebidos para utilização em pista. A redução do peso foi igualmente conseguida com a supressão de diversos elementos considerados supérfluos, como as unidades de airbags ou o sistema de infoentretenimento. No interior, surge um novo volante de competição e um painel de instrumentos mais convencional em substituição da unidade ‘dobrável’ do modelo de base. Apenas o ar condicionado ‘escapou’ à ‘limpeza’…

Os primeiros protótipos para os ensaios dinâmicos começam a rolar em pista este mês (recorrendo a uma carroçaria distinta do Senna de estrada), estando a sua produção prevista para o Centro Técnico de Woking, no Reino Unido. As entregas terão início em setembro de 2019, quando a produção do Senna de estrada estiver concluída.