Após a revelação da versão japonesa no recente Salão de Mobilidade de Tóquio, no Japão, a Suzuki apresentou o Swift para os mercados europeus, que mantém o estilo compacto e acrescenta tecnologia eletrificada (‘mild-hybrid’) para reduzir consumos e emissões.

Com mais de nove milhões de unidades vendidas em todo o mundo (dados até final de outubro), o Swift apresta-se a conhecer a sua quarta geração. Mantendo o visual distinto dos seus antecessores, a última geração do Suzuki Swift sofreu uma profunda reformulação, que compreende um visual mais polido e evoluído, como a nova grelha dianteira em preto piano, grupos óticos redesenhados com luzes diurnas em LED, bem como tejadilho de conceito ‘flutuante’ para uma maior sensação de ligeireza.

O novo modelo apresenta uma gama de cores renovada, com nove opções monocromáticas e quatro bicolores, incluindo novas tonalidades, como o Frontier Blue Pearl (azul metalizado) e o Cool Yellow (amarelo metalizado).

Interior mais espaçoso e tecnológico

A marca japonesa trabalhou ainda na modernização do interior, procurando oferecer mais espaço e ergonomia. Assim, o condutor beneficia de um conjunto central de comandos subtilmente orientados para si, enquanto o painel de instrumentos em dois tons (preto e cinza claro) mantém elementos analógicos.

O ecrã tátil HD de 9.0 polegadas destaca-se ao centro do tablier, dispondo de integração com os smartphones, tanto para Apple CarPlay, como para Android Auto sem fios e USB. Adicionalmente, em termos de conectividade, oferece tecnologias de reconhecimento de voz e reprodução de música via Bluetooth, além de exibir informações sobre o estado do veículo.

Também os sistemas de segurança foram melhorados, com o novo Swift a dispor de sistema Dual Sensor Brake Support, que utiliza um radar de ondas milimétricas e uma câmara monocular para detetar obstáculos como veículos, bicicletas ou peões e ajudar a mitigar colisões frontais, diagonais e laterais.

Ao detetar uma possível colisão, o sistema emite avisos visuais e auditivos para alertar o condutor. Caso o condutor trave com força insuficiente, a assistência à travagem é automaticamente ativada para ajudar a travar o veículo.

Outras tecnologias de segurança passam pelo controlo de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de faixa, sistema de monitorização do condutor, reconhecimento de sinais de trânsito, deteção de ângulo morto e alerta de cruzamento de tráfego posterior.

A nível de funcionalidades de conectividade, a marca disponibiliza no Swift o sistema Suzuki Connect, lançado em 2021 e já oferecido no S-Cross. Este serviço utiliza o módulo de comunicação de dados (DCM) do veículo para conectar os utilizadores aos seus veículos em tempo real, permitindo-lhes gerir as suas funções através da aplicação para smartphone. Como novidade, e com o objetivo de oferecer maior acessibilidade ao serviço, algumas funções também estão disponíveis através do écran multifunções de 9 polegadas do Swift. Entre as funções permitidas estão as de localizador de veículos estacionados, histórico de condução, alerta de Geofencing e alerta de vigilância ou notificações de segurança.

Novo motor com tecnologia ‘mild hybrid’

O Suzuki Swift de nova geração está equipado com novo motor 1.2 a gasolina de três cilindros, com tecnologia mild-hybrid 12V (denominado SHVS, Smart Hybrid Vehicle by Suzuki), que oferece melhorias em todas as suas características, a par de maior economia e redução das emissões. Adicionalmente, o motor elétrico melhora o binário em baixa velocidade para melhor capacidade de resposta e desempenho geral.

O sistema SHVS converte a energia cinética gerada durante a desaceleração, armazenando-a na bateria de iões de lítio e assiste o motor durante a aceleração para obter uma maior eficiência no consumo de combustível e emissões reduzidas. A Suzuki ainda não revelou os dados de potência ou os consumos e emissões, encontrando-se ainda em fase de homologação.

Uma das possibilidades do novo modelo é a possibilidade de contar com o sistema de tração 4X4 AllGrip Auto, melhorando a aderência e a segurança ao conduzir em superfícies escorregadias ou com neve. Com este sistema de acoplamento viscoso 4×4, o binário do motor é distribuído automaticamente às rodas traseiras quando é detetada perda de aderência no eixo dianteiro.

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