Estudos indicam que a perda momentânea de visão pela luz forte do sol é causa para milhares de acidentes de viação todos os anos. Com o intuito de contribuir para a diminuição desse registo, a Seat está a desenvolver um sistema que permitirá ao condutor variar a opacidade do vidro dianteiro do automóvel de forma a evitar o encadeamento.

Sempre que o brilho do sol está a atingir o rosto da pessoa que está ao volante, o nível de transparência do vidro pode ajustar-se através de um simples botão instalado no painel de bordo do veículo. Mas a tecnologia que está em desenvolvimento no centro de pesquisa de Tel Aviv, em Israel, onde o fabricante espanhol trabalha em colaboração com a Gauzy, pode vir a permitir outros tipos de utilização.

“Desenvolvemos diferentes tipos de película plástica com moléculas que reagem a um impulso elétrico, deixando passar mais ou menos luz. Somos a única companhia do setor da ciência de materiais que trabalha com nanotecnologia baseada numa fórmula de partículas suspensas e de cristais líquidos. Estas tecnologias permitem que o vidro escureça, até se tornar completamente opaco para oferecer ao utilizador uma experiência personalizada, podendo depois voltar a assumir a transparência apropriada para conduzir”, explicou Adrian Lofer, responsável da Gauzy.

O sistema de ‘vidros inteligentes’ da Seat é apenas um dos projetos que a marca de Martorell tem em mãos na área da segurança rodoviária. O emblema espanhol do Grupo VW também está a colaborar com a Eyesight Technologies para desenvolver um dispositivo de analise ao comportamento do condutor, com a capacidade de interpretar e alertar para a necessidade de acautelar um momento de distração ao volante ou sempre que detetar sinais de sonolência.