A Volvo revelou, durante a sua apresentação de estratégia para os próximos anos, um novo protótipo para a próxima geração de veículos elétricos, dando pistas concretas quanto aquilo que será o desenho do futuro XC90.

Fiel à herança do design escandinavo, o Concept Recharge é um bom exemplo do conceito “menos, mas melhor”. Por exemplo, ao remover a complexidade do motor de combustão interno, os designers foram capazes de maximizar as proporções do veículo aumentando o espaço interior e melhorando a eficiência aerodinâmica em simultâneo.

Entre os destaques deste novo protótipo está a adoção do mesmo tipo de piso com os modelos de combustão interna, permitindo assim adaptar-se às baterias, mas também aos motores de combustão interna. Porém, no interior, o piso será plano, facilitando a habitabilidade.

Ao remover o motor substituindo-o por um pack completo de baterias colocado sobre o piso plano, os designers conseguiram aumentar a distância entre eixos e o tamanho das rodas. Estes avanços levaram os designers a reposicionar os bancos, otimizar o perfil do tejadilho e a baixar o capot do automóvel, mantendo a posição de condução elevada tão apreciada pelos clientes dos modelos Volvo XC40, XC60 e XC90. Esta abordagem é capaz de criar ganhos de eficiência aerodinâmicos em comparação com um modelo SUV tradicional, o que melhora assim a autonomia elétrica.

Este protótipo introduz também uma nova linguagem de design para a Volvo. A tradicional grelha frontal foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, suportada por uma nova interpretação do design dos faróis da Volvo “Martelo de Thor” que incluem tecnologia gráfica em HD.

Os faróis traseiros verticais, uma característica muito associada à Volvo, mantêm-se fiéis às origens, mas foram agora reinterpretados, sendo capazes de se estender a velocidades mais elevadas para melhorar a aerodinâmica.
Volvo Concept Recharge

Segundo Robin Page, Diretor de Design da Volvo Cars, o Concept Recharge “representa um manifesto para o futuro elétrico da Volvo Cars, mas também um novo tipo de veículo. Este automóvel apresenta proporções novas e modernas capazes de melhorar a versatilidade e mostra o que a tecnologia já possibilita em termos de design”.

Por dentro, a simplicidade impera. Ao centro, um ecrã tátil de 15″ é a peça central do novo sistema de infoentretenimento da Volvo, com a ideia de recriar o ambiente de uma sala de estar escandinava, integrando tecnologia, materiais naturais e sustentáveis.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.