Publicidade Continue a leitura a seguir

Volvo dá mais autonomia e versão de tração traseira aos XC40 e C40 elétricos

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Volvo atualizou os seus elétricos XC40 Recharge e C40 Recharge, dotando-os de maior autonomia e de maior rapidez no carregamento, a que se juntam ainda opções de tração traseira para aqueles dois SUV 100% elétricos.

Ambos os modelos apresentam agora três opções disponíveis, com a variante de tração traseira a proporcionar uma nova oferta aos clientes da marca sueca, que passam a dispor de três escolhas em termos de motor: motor único, motor único com autonomia ampliada e motor duplo.

A novidade é então a chegada de duas opções de tração traseira, uma configuração a que a Volvo regressa após 25 anos (desde o Volvo 940), para uma condução mais ágil. A opção de motor único recorre a um motor elétrico de íman permanente de 175 kW/238 CV, o que proporciona um aumento de potência de 3% em relação à opção de tração dianteira de 170 kW.

No XC40 Recharge, mantém-se a mesma capacidade da bateria de 69 kWh, mas as melhorias na eficiência do sistema de arrefecimento permitem agora atingir maior autonomia, passando de 425 quilómetros para 460 quilómetros no ciclo combinado WLTP. Para o C40 Recharge, a autonomia passa de 438 quilómetros para 476 quilómetros no ciclo combinado WLTP.

Nestas versões, o carregamento de 10% a 80% demora agora cerca de 34 minutos utilizando um carregador DC de 130 kW.

A variante de tração traseira tem ainda disponível uma opção mais potente e com maior autonomia denominada ‘single motor extended range’ (motor único com autonomia ampliada), associada a uma bateria de maior capacidade (82 kWh). O motor elétrico no eixo traseiro debita 185 kW/252 CV, com a bateria a possibilitar uma autonomia de 515 quilómetros (WLTP) no XC40 Recharge e de 533 quilómetros (WLTP) no C40 Recharge.

A capacidade de carregamento desta opção também se torna mais rápida, admitindo agora um amáximo de 200 kW DC (anteriormente o máximo permitido era 150 kW DC) demorando agora aproximadamente 28 minutos a carregar de 10% a 80% da capacidade.

Versão AWD melhorada

A versão AWD, denominada Twin Motor, beneficia também de updates, obtendo melhorias de autonomia significativas. O conjunto anterior de dois motores elétricos de 150 kW/204 CV nos eixos dianteiro e traseiro foi agora substituído pela opção, desenvolvida internamente pela Volvo Cars, de motor elétrico de 183 kW/249 CV de íman permanente no eixo traseiro e de um novo motor elétrico assíncrono de 117 kW/159 CV no eixo dianteiro.

Esta configuração de pack de baterias de 82 kWh e as melhorias globais no sistema de arrefecimento, fazem com que o XC40 Recharge consiga agora atingir 500 quilómetros (WLTP) numa única carga, um aumento de 62 quilómetros em relação à anterior versão. O C40 Recharge, consegue, por seu turno, passar de 451 para 507 quilómetros (WLTP).

Estas novas versões incluem também updates no exterior. Estão agora disponíveis, por exemplo, duas novas cores Cloud Blue e Vapour Grey e novas jantes de liga leve de 19´´ capazes de melhorar o design e ajudar na eficiência aerodinâmica.

“Este é mais um grande passo com vista à nossa eletrificação total em 2030. A autonomia e os tempos de carregamento são fatores fundamentais para cada vez mais clientes, por isso, estas melhorias tornam os nossos modelos 100% elétricos ainda mais atrativos”, refere Javier Varela, responsável técnico e de produto da Volvo Cars.

O Volvo XC40 Recharge está disponível a partir de 51.672€ e o Volvo C40 Recharge a partir de 53.620€, com três níveis de equipamento em ambos os casos: core, plus e ultimate.