Aprofundando o seu compromisso para com a mobilidade elétrica, a Volvo Cars anunciou que irá efetuar um investimento de 680 milhões de euros na sua fábrica sueca de Skövde para produzir motores elétricos naquela infraestrutura.

A marca pretende estabelecer nestas instalações uma produção interna completa de motores elétricos a partir de meados da década, dando mais um passo importante na estratégia de eletrificação e plano ambiental da Volvo Cars. A empresa espera que, até 2025, um total de 50% das suas vendas mundiais sejam feitas com veículos 100% elétricos sendo a restante quota preenchida com modelos híbridos.

A Volvo Cars e as operações da fábrica de Skövde fazem parte da história da marca desde a sua fundação em 1927. Adicionar a produção de motores elétricos a Skövde significa que estas instalações com mais de 150 anos de história farão parte também do futuro da empresa, não obstante os planos de fusão com a Geely para o futuro.

Já este ano, a Volvo Cars havia anunciado que iria fazer um investimento significativo no design interno e no desenvolvimento de motores elétricos para a sua próxima geração de automóveis. Com os investimentos agora anunciados para Skövde, a empresa dá os primeiros passos para a concretização deste plano.

Primeira fábrica com impacto climático neutro

Em janeiro de 2018, a Volvo anunciou que esta fábrica foi a primeira, em todo o grupo, a atingir um impacto climático neutro das suas operações constituindo também uma das poucas, em toda a Europa, com esse estatuto. Em Skövde, a Volvo Cars estabeleceu um acordo com um fornecedor local que assegura que todo o calor utilizado na fábrica provém da incineração de resíduos, de biomassa e de biocombustíveis reciclados. Esta unidade já utiliza, à imagem das restantes fábricas europeias da marca, eletricidade gerada por fontes renováveis desde 2008.

Numa primeira fase, esta fábrica irá montar os motores. Numa fase posterior, a Volvo Cars pretende trazer todo o processo de fabrico destes motores para estas instalações. Ao chamar a si o desenvolvimento, a Volvo Cars irá otimizar ainda mais os motores e a transmissão elétrica dos novos modelos. Essa abordagem permitirá que os engenheiros obtenham maiores ganhos em termos de eficiência energética e desempenho geral.

“O primeiro Volvo de 1927 tinha um motor construído em Skövde. A equipa é altamente qualificada e comprometida em fornecer os mais altos padrões de qualidade. É justo que faça parte do nosso empolgante futuro”, refere Javier Varela, vice-presidente das Operações Industriais e de Qualidade da Volvo Cars.

O design e o desenvolvimento dos motores elétricos da Volvo Cars terão lugar em Gotemburgo, na Suécia e em Xangai, na China. A empresa inaugurou já este ano um novo laboratório para novos motores elétricos em Xangai que se veio juntar às instalações já existentes em Gotemburgo e aos laboratórios para baterias de ambos os países.

As atividades remanescentes da fábrica de Skövde, focadas na produção de motores de combustão interna, irão ser transferidas para uma subsidiária da Volvo Cars, intitulada PES – Powertrain Engineering Sweden.