Publicidade Continue a leitura a seguir

As 10 marcas mais vendidas em Portugal

10. Audi: A Audi encerra a lista das dez marcas mais vendidas em Portugal, obtendo uma prestação que, tal como a casa mãe, a Volkswagen, foi de crescimento pouco acentuado. A marca de Ingolstadt subiu apenas 0,5% (face aos 15,8% da subida do total do mercado), com um acumulado de 9.503 unidades vendidas ao longo de 2016. O caso das emissões deverá ter tido o seu peso neste resultado, o mesmo sucedendo com a Volkswagen, mais adiante nesta lista.
9. Citroën: A marca do Grupo PSA teve em 2016 uma variação positiva de 16,2% face ao ano de 2015, traduzindo-se num total de 9.919 exemplares comercializados. O mês de dezembro, já com o novo C3 nos concessionários, revelou-se proveitoso, sendo uma das marcas que mais subiu naquele período em comparação com o mesmo mês de 2015 (85,7%).
8. Fiat: Com uma gama de modelos mais atual, de que se destaca o 500 nas suas diversas variantes e os novos Tipo, a marca italiana teve um dos maiores aumentos percentuais no ano de 2016 comparativamente ao ano de 2015 (+29.8%). Isso traduziu-se num total de 10.176 veículos vendidos.
7. Nissan: A marca japonesa apostou na consolidação de resultados em 2016, seguindo uma estratégia encetada desde 2014. A Nissan tem nos Qashqai e Juke os seus principais modelos em termos de vendas, motivando igualmente uma subida de 9,8% em 2016, com um total de 11.711 veículos matriculados.
6. Opel: A reboque dos seus novos Astra, Mokka X e Zafira, a Opel alcançou um resultado muito positivo em 2016, com uma subida de 20,2% em 2016. A companhia alemã matriculou 12.066 veículos no ano passado.
5. BMW: A marca bávara surge na quinta posição da tabela dos dez mais vendidos, mostrando um crescimento de 10,6% face a 2015, graças à ofensiva de novos modelos, como o Série 7, mas sempre com os bem-sucedidos Série 3 e Série 1 a pautarem o caminho. No acumulado dos 12 meses, a BMW matriculou 14.261 veículos. Ainda assim, perdeu a sua guerra pessoal das Premium, que foi para a...
4. Mercedes-Benz: Coube à marca de Estugarda o lugar de melhor Premium no mercado nacional em 2016. Com uma gama fortemente diversa, desde o Classe A ao Classe S, passando pelos desportivos GT, a Mercedes-Benz teve um aumento de 13,2% em 2016, correspondendo a 15.308 unidades matriculadas.
3. Volkswagen: O caso das emissões poluentes acabou por ter impacto nas vendas da Volkswagen em solo nacional, mesmo que o fabricante de Wolfsburgo tenha demonstrado um crescimento de 0,8%. Um aumento ténue, mas já mais dinâmico no final do ano, com o aumento da popularidade do Tiguan e com o sucesso de up!, Polo e Golf a permitirem à marca entrar em 2017 com maior otimismo. Tanto mais que se prevê a chegada de novos modelos, como o Polo, Golf ou T-Roc. Matricularam-se 17.031 modelos da marca em 2016.
2. Peugeot: Mostrando vontade de se posicionar mais no lado Premium, a Peugeot teve um ano de crescimento sustentado, graças à chegada de novos 2008 e 3008, sendo este último uma forte aposta da marca do Grupo PSA. Com um crescimento de 19,9%, a Peugeot fechou o ano de 2016 com um total de 19.864 automóveis matriculados.
1. Renault: Contudo, a Renault voltou a ser líder de mercado, com a marca francesa a surgir num lugar a que já demonstrou habituação. Os novos Mégane e Clio, em associação ao sucesso do Captur, consolidam a marca no patamar de liderança do mercado nacional, com um aumento de 26,5% equivalente a 25.861 automóveis matriculados.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com um aumento de 15,8% face ao ano de 2015, o mercado automóvel de 2016 mostra sinais de recuperação significativos para valores pré-crise, chegando quase aos 250.000 automóveis vendidos. Como não poderia deixar de ser, algumas das marcas aproveitaram esta tendência crescente e ganharam, também, mais margem na tabela de vendas. Saiba quais foram as dez marcas mais vendidas em Portugal no ano de 2016, de acordo com os mais recentes dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).