Aston Martin celebra ‘glória’ do Concorde em dez unidades do DBS Superleggera

Numa edição extremamente limitada – apenas dez unidades serão produzidas –, a Aston Martin criou uma versão do DBS Superleggera a celebrar os 50 anos do icónico avião supersónico Concorde, o DBS Superleggera Concorde Edition.

Com um design impressionante e capacidade de voar a velocidades supersónicas, o Concorde foi uma obra de engenharia resultado de cooperação anglo-francesa entre as empresas BAC e Aérospatiale, mesmo que os elevados custos de manutenção e a quebra na venda dos bilhetes tenha ditado a sua saída de cena em 2003.

No entanto, para celebrar os 50 anos do seu voo inaugural (e o centenário da British Airways, uma das empresas que operou este avião de passageiros), recebe uma homenagem por parte da conceituada marca britânica Aston Martin, personalizado pela Q by Aston Martin, divisão de componentes especiais.

Esta edição especial acompanha outras que a marca britânica de automóveis levou a cabo ao abrigo da Wings Series, uma linha de modelos que visa honrar grandes marcos da aviação, juntando-se aos Vanquish S Red Arrows Edition, Vantage Blades Edition e ao V12 Vantage S Spitfire 80.

O desportivo da Aston foi comissionado pela Aston Martin de Bristol, concessionário perto do local onde se encontra, precisamente, o último Concorde a voar, a 26 de novembro de 2003, marcando assim o ponto final na história de um avião que quebrou os cânones na aviação comercial.

Este DBS Supeleggera Concorde Edition apresenta uma série de elementos especiais interiores e exteriores para assinalar os feitos do avião. Por fora, distingue-se pelo elemento lateral em alumínio sólido, pintura especial da British Airways no tejadilho, spoiler e difusor traseiros, tejadilho em fibra de carbono com um gráfico do Concorde, logótipos da British Airways e placas especiais de identificação assinadas pelos Presidente da Aston Martin Lagonda, Andy Palmer, e da British Airways, Álex Cruz.

No interior, outras diferenças, como o logótipo do Concorde nos bancos dianteiros, um medidor de velocidade Mach na pala do Sol para o condutor, gráficos especiais a representar a quebra da velocidade do som na Alcantara de revestimento e patilhas do volante especiais feitas em titânio a partir das pás de compressor do avião, entre outros pequenos detalhes que fazem a diferença neste modelo.

Tecnicamente, porém, nada de muito diferente, mantendo-se o motor V12 de 5.2 litros bi-turbo com 725 CV de potência e 900 Nm de binário, para uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Vendido apenas na Aston Martin de Bristol, uma parte das receitas de cada unidade especial será doada à Fundação Air League, uma organização sem fins lucrativos que ajuda crianças sem meios a aprender a voar, ajudando-os também no capítulo da engenharia.