Audi PB18 e-tron Concept: A emoção da condução elétrica à ‘antiga’

24/08/2018

A Audi revelou em Pebble Beach o seu desportivo para o futuro: o PB18 e-tron Concept, modelo elétrico que dispensa as tecnologias autónomas de condução em favor de moldes tradicionais. Ou seja, este concept desportivo dispensa as ‘redes de segurança’ dos sistemas semiautónomos, com a Audi a considerá-lo um ‘Nível Zero’…

Porém, o prazer de condução parece ser o foco principal no caso deste concept, razão pela qual utiliza três motores elétricos: na frente, uma unidade com 201 CV, enquanto na traseira encontram-se os outros dois motores, com uma potência conjugada de 604 CV. Em condução normal sem ‘frissons’, a Audi aponta uma potência combinada dos três motores de 671 CV, mas em caso de necessidade de potência máxima, o valor pode ascender aos 764 CV e o binário pode atingir os 830 Nm.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em pouco mais de dois segundos, rivalizando com a capacidade de um protótipo LMP1. Graças à sua configuração, o PB18 e-tron Concept dá continuidade à fórmula de tração integral quattro. Em condução urbana, o condutor pode limitar a velocidade máxima para privilegiar a autonomia.

A referência aos LMP1 não é vã. Além de ter sido uma categoria de Le Mans que a marca dos quatro anéis dominou a seu ‘bel-prazer’ durante cerca de duas décadas, existem também muitos detalhes desenvolvidos para este concept que se inspiraram naquela categoria competitiva. Por exemplo, a suspensão é independente nos dois eixos com esquema push-rod na traseira e os amortecedores têm controlo magnético adaptativo. A inspiração foi a do Audi R18 e-tron quattro de Le Mans…

Bateria de alta capacidade

A marca recorreu a uma bateria de alta capacidade, com 95 kWh com uma autonomia superior a 500 quilómetros no ciclo WLTP, ou seja, o mais exigente já em vigor. Pode ser carregado com uma potência de 800 Volts, podendo dessa forma ser totalmente recarregado em apenas 15 minutos. Além disso, noutra característica de relevo, também pode ser carregado sem fios graças ao sistema Audi Wireless Charging.

Para controlar a entrega da potência dos motores elétricos, a Audi recorreu a um sistema de gestão de binário que funciona em consonância com o controlo de estabilidade eletrónico de nova geração, distribuindo a potência de forma ativa pelas rodas de forma a oferecer sempre o melhor nível de performance em pista.

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Com 4,53 m de comprimento, dois metros de largura e 1,15 m de altura, este concept volta a ter como base uma estrutura de baixo peso e elevada rigidez estrutural, procurando também obter um baixo centro de gravidade (situado atrás dos bancos e logo à frente do eixo traseiro), beneficiando assim a dinâmica de acordo com a Audi. A carroçaria é produzida com recurso a alumínio, fibra de carbono e materiais compósitos para um peso reduzido – 1550 kg.

No interior, uma característica impressionante é a de conversão em monolugar de acordo com as preferências do seu condutor. Em configuração norma, pode trazer dois lugares.

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