Publicidade Continue a leitura a seguir

Banco motorizado da Ford ganha prémio de mobilidade sustentável

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tornando o mobiliário urbano numa parte do ecossistema da mobilidade, os estudantes de design Corentin Janel e Guillaume Innocenti criaram um conceito curioso para um novo veículo transformável – um banco motorizado a que deram o nojme de ‘TOD’, acrónimo para a expressão inglesa ‘Talk Or Drive’.

Esta ideia saiu vencedora do “Ford Fund Smart Mobility Challenge”, arrecadando os seus criadores um prémio no valor de 12.500 libras esterlinas (cerca de 14.600 euros), que serão aplicados na transformação do projeto em realidade.

Organizado pelo Ford Fund, fundação empresarial e braço filantrópico da companhia, e pelo Royal College of Art, no Reino Unido, o concurso de design ‘pediu’ aos seus participantes que apresentassem ideias para soluções de mobilidade urbana sustentáveis e que beneficiem a comunidade.

“Um banco motorizado é um grande exemplo de como o design pode ajudar a formar o padrão do tecido das cidades, pois é algo divertido, prático e multi-funcional”, afirmou Amko Leenarts, Diretor de Design da Ford Europa. “É uma forma inteligente de tornar a mobilidade parte integrante da cidade, encorajar as pessoas a interagir e permitir que estas vivam as cidades de uma forma totalmente nova”, acrescentou.

O ‘TOD’ foi concebido como um sistema adaptável com um modo estático e um modo móvel. No modo estático, é um banco que pode ser estendido para acomodar três pessoas, sendo possível acrescentar facilmente acessórios, como cadeiras e cantos, utilizando um sistema de kits do tipo ‘plug-in’. Além disso, pode ser acoplado aos dois bancos um quadrado plano, dando origem a uma mesa de piquenique.

No modo móvel, a scooter em forma de banco pode transportar até duas pessoas e tem uma velocidade máxima de 20 km/h. Uma escotilha, ao meio, dá acesso a um espaço para bagagem, enquanto as faixas elásticas, atrás e nas laterais, permitem aos utilizadores transportarem artigos pequenos e compridos. Os utilizadores podem localizar e reservar um banco ou uma scooter através de uma aplicação dedicada.

O Ford Fund concedeu ainda um montante de 5000 libras (cerca de 5840) ao projeto ‘Cardiac Patrol’, uma proposta para equipar veículos privados com dispositivos desfibrilhadores externos automatizados para uso em caso de emergência, bem como ao “Communi-T”, um veículo interativo que poderia ajudar os sem-abrigo e outras pessoas necessitadas.