M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Foram 36 anos ao serviço, mas um dos mais famosos submarinos da Marinha americana foi retirado do ativo este mês. O USS Dallas foi inovador pelas suas capacidades de ataque, mas ficou conhecido junto do público civil por ter sido o submarino usado para as filmagens da longa metragem “Caça ao Outubro Vermelho”, onde teve a missão de interpretar a embarcação russa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Dallas foi o 13.º submarino da classe Los Angeles a entrar ao ativo. Batizado em 1979, entrou ao serviço em 1981, como o primeiro submarino da Marinha de Guerra dos Estados Unidos a usar um sistema de armamento completamente eletrónico, podendo detetar e disparar contra embarcações inimigas de forma mais eficaz. Por este motivo, não foi usado inicialmente em cenários de guerra ou patrulha, fazendo antes parte de um esquadrão de pesquisa de novos equipamentos.

Depois de ser usado em “Caça ao Outubro Vermelho”, foi remodelado em 1998 e finalmente enviado para em missões para longe dos Estados Unidos, geralmente no Atlântico Norte e no Mediterrâneo, mas também no Oceano Índico e Golfo Pérsico. A Marinha anunciou a intenção de retirar o Dallas do ativo em 2014, mas estendeu esse período por mais três anos. Várias peças do submarino vão ser salvas para ficarem em exposição no Museu Marítimo de Dallas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.