M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma viagem de avião de Lisboa ao Porto demora apenas cerca de 45 minutos, mas se contar também com a deslocação para o aeroporto, os controlos de segurança, a espera pelo embarque e pela bagagem, e a viagem para a cidade, terá que contar com um tempo de cerca de três horas. Mas já pensou se pudesse demorar apenas esses 45 minutos entre a porta da sua casa e a porta do seu destino? É para isso que a Transcend Air criou este avião.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Transcend Air é uma startup americana que está a trabalhar no protótipo para uma aeronave que voa como um avião mas que levanta voo e aterra como um helicóptero. Para isso, está equipada com asas que rodam a 90 graus, com hélices paralelas ao chão para voar até aos 750 km/h, ficando as hélices perpendiculares quando chega à cidade, circulando brevemente a 70 km/h. Este avião está preparado para percorrer uma distância de de 550 a 800 km, em altitudes até 15 mil pés (5000 metros), podendo transportar quatro ou cinco passageiros e a respetiva bagagem. Como se destina a viagens curtas, não precisa de lavatórios nem de galé.

Quando estiver pronto, o Transcend Vy 400 deverá começar a voar em 2024, funcionando como serviço de táxi aéreo entre cidades. A vantagem de poder aterrar como helicóptero é que um passageiro não precisa de passar pelo aeroporto. E embora esteja a apontar para preços entre o dobro e o triplo de um voo comercial convencional, a ideia é poupar não só tempo mas também dinheiro, evitando viagens de táxi ou de estacionamento no aeroporto. A Transcend tem como objetivo iniciar o seu serviço em 46 cidades americanas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.