M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A tecnologia de condução autónoma não está a ser feita só para automóveis. A indústria da aviação também está a tentar criar aplicações reais para estes sistemas, e a aplicação militar deverá ser a primeira a tornar-se realidade. Os Marines americanos completaram uma série de testes públicos, onde usaram um helicóptero Huey, igual aos usados na Guerra do Vietname, comprovando a funcionalidade do sistema autónomo AACUS.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O AACUS (Autonomous Aerial Cargo/Utility System – Sistema de Carga/Utilitário Aéreo Autónomo) é simples, consistindo num sensor e num pacote de software que que pode ser instalado em qualquer helicóptero e que pode detetar e desviar-se de objetos, mesmo difíceis de detetar, como cabos telefónicos ou de alta tensão, mesmo em condições meteorológicas adversas.

O sistema pode ser controlado facilmente através de qualquer tablet e não necessita de treino especial. O AACUS deverá ser usado essencialmente para transportar suprimentos para zonas de conflito como Afeganistão e Iraque, sem colocar tropas em perigo. Com o AACUS instalado, o helicóptero pode até escolher alternativas para evitar zonas ocupadas por tropas inimigas.

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