Publicidade Continue a leitura a seguir

Submarino da II Guerra descoberto no fundo do mar tem história para contar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi encontrado mais um tesouro perdido da Segunda Guerra Mundial. Após vários anos de buscas incessantes, um grupo de três mergulhadores profissionais encontrou vários destroços do submarino alemão U-966, destruído em combate em 1943, espalhados por vários pontos da costa da Galiza. O navio foi destruído pela tripulação depois de ficar demasiado danificado por aviação dos Aliados.

Os mergulhadores espanhóis não revelaram a localização exata dos destroços, que se estima ficarem numa latitude de 43 graus 46 minutos Norte e numa longitude 7 graus 38 minutos Oeste, citando o facto de ser considerada uma sepultura. A 10 de novembro de 1943, o U-966, conhecido como Gut Holz (“boa madeira”), foi atacado várias vezes por esquadrilhas da Força Aérea Britânica e da Marinha Americana, tentando fugir para a costa espanhola, país neutro durante a Segunda Guerra, mas com simpatias pelo regime nazi durante a ditadura franquista, devido ao apoio prestado na Guerra Civil Espanhola.

O comandante Eckehard Wolf ordenou a destruição do U-966, demasiado danificado, através de cargas explosivas. Depois de perderem oito membros da tripulação, os restantes 42 membros foram resgatados por pescadores espanhóis. O comandante depois desapareceu e foi assumido que regressou à Alemanha com um nome falso. Conseguiu, no entanto, abater um avião Aliado, que o trio de mergulhadores quer agora encontrar.

O U-966 era um submarino da classe Type VIIC, amplamente usada durante a Segunda Guerra Mundial pela Marinha Nazi, com 568 embarcações construídas. Este entrou em atividade em março de 1943, mas só ficou no ativo durante oito meses, até à sua batalha final. Tinha um deslocamento de 871 toneladas quando submerso e um comprimento de 67,10 metros. Usava uma combinação de dois motores Diesel e dois elétricos, que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 17,7 nós (32,8 km/h) à superfície e 7,6 nós (14,1 km/h) submerso, uma manobra que podia fazer durante um máximo de 80 milhas (148 km). Estava armado com 14 torpedos, que podiam ser disparados através de cinco tubos (quatro na prova e um na popa) e 26 minas.