Publicidade Continue a leitura a seguir

Taransay, um iate com o estilo do Titanic e toda a segurança moderna

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não me consigo lembrar de nenhum iate que seja deselegante, mas há qualquer coisa no design moderno destas embarcações que parece algo impessoal. Talvez seja o uso de materiais modernos ultraleves, que lhes dão um certo ar mecânico ou impessoal. Por isso, a Rossinavi foi ao passado buscar inspiração para criar o Taransay, um iate moderno de aparência clássica.

Apesar de parecer que estaria bem ao lado de um Titanic ou de qualquer outro barco que tenha existido há cerca de um século, o Taransay faz uso de todos os materiais modernos, com um casco em aço e estrutura em alumínio. O seu nome e o seu design vêm de um iate britânico, construído em 1929, que foi “recrutado” pela Marinha Britânica na Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ter custado mais de 20 milhões de euros, o Taransay é uma das criações mais pequenas da Rossinavi, com apenas 38 metros e meio de comprimento. Pesando mais de 200 toneladas, consegue circular durante 3500 milhas náuticas, ou quase 6500 km, e tem espaço para 12 passageiros com uma tripulação de sete.

Em 2015, quando foi construído, foi galardoado no Monaco Yacht Show. O interior está decorado em boiseries, com madeiras de freixo e mogno, enquanto o exterior usa nibral, uma liga de alumínio e bronze. O convés superior, onde os passageiros podem vislumbrar o mar em toda a extensão, tem uma área de 90 metros quadrados. O iate está disponível para aluguer, em Malta, por um preço entre 80 e 90 mil euros por semana, conforme a época do ano.