O Kia Telluride, um SUV de grandes dimensões pelos cânones europeus, foi eleito Carro Mundial do Ano 2020 (‘World Car of the Year’), numa decisão que não deixa de ser algo surpreendente tratando-se de um modelo que não se encontra à venda em todos os mercados globais, como o português.

O processo de seleção do carro do ano global iniciou-se a 10 de setembro no Salão de Frankfurt, passando por várias etapas, como a dos ‘test drives’ em novembro de 2019, ou a seleção dos três finalistas a 3 de março naquele que seria o Salão de Genebra (cancelado pelo Covid-19), até à decisão, no dia 8 de abril, dos vencedores. O anúncio teria sido feito no Salão de Nova Iorque, também ele cancelado, pelo que a cerimónia acabou por ser apenas transmitida online.

No final, o Telluride da Kia foi eleito sobre os seus dois rivais, ambos da Mazda, com os CX-30 e o Mazda3 a ficarem nas duas posições seguintes, num domínio claro das marcas asiáticas do ‘top 3’. O novo SUV da Kia foi distinguido pelo painel de jurados pelo design diferenciador e pela combinação da sofisticação com o sentido prático.

Mas, a Kia levou ainda um outro prémio, para o Carro Urbano do Ano (‘World Urban Car’), com o Soul EV a ser o escolhido, este disponível em Portugal. A segunda geração deste modelo elétrico foi nomeada pelo júri como o carro ideal para a cidade, fruto da combinação de desempenho com zero emissões e da sua eficiente autonomia, a par da versatilidade e soluções práticas.

Na vertente dos Carro Desportivo do Ano (‘Performance Car’) e do Carro de Luxo (‘Luxury Car’), a Porsche foi agraciada com dois galardões pelo seu Taycan, a berlina elétrica de luxo. Para a Mazda, que não conseguiu vencer o prémio máximo com os seus dois finalistas, ficou o prémio de Design do Ano (‘Car Design of the Year’).

Os vencedores do ‘World Car Awards’ são eleitos por um júri internacional independente, composto por 86 jornalistas do setor automóvel de 24 países espalhados pelo mundo, incluindo Portugal.