Criado para uma causa humanitária em particular, este Porsche 356 de 1956 foi radicalmente transformado para fazer face ao desafio de atravessar 573 quilómetros (356 milhas) de gelo na Antártida. Fruto do trabalho exaustivo da Valkyrie Racing, do Reino Unido, este clássico equipado com esquis vai ser pilotado por Renee Brinkerhoff para chamar a atenção para a causa do tráfico de seres humanos e de crianças em particular.

Foram precisos mais de 18 meses de trabalho da Valkyrie Racing para transformar este Porsche 356 num modelo simultaneamente seguro ecológico para levar a cabo uma aventura humanitária. O ‘Project 356 World Rally’ é uma aventura em jeito de expedição e de esforço humanitário que irá ter lugar em dezembro com Brinkerhoff ao volante num desafio muito especial no gelo daquele continente.

Embora a Tuthill Porsche do Reino Unido tenha oferecido conhecidos técnicos na preparação dos ralis da piloto, a experiência de Kieron Bradley como explorador polar foi essencial para a concretização deste Porsche, considerando que o “sucesso da Renee e do seu carro virão do equilíbrio cuidadoso entre a tecnologia apropriada que adicionámos e a redução de peso que implementámos”.

Como os dias na Antártida terão 24 horas de luz solar naquela data, elementos como os faróis foram removidos, mas também foram excluídas as rodas convencionais e os extintores. Por outro lado, foram adicionados esquis como os utilizados pelas motos de neve, associados a uma suspensão especial e a lagartas no eixo traseiro.

“O esqui que criámos deve fazer 40-50% do trabalho, compactando e preparando a neve para a unidade de lagartas que se segue, com a lâmina inferior a guiar a direção – isso irá garantir que as lagartas não se afundarão em condições de neve macia”, afirma ainda Kieron Bradley.

Um dos requisitos para este modelo foi o da sua grande amplitude térmica de utilização, variando entre os -50º C e os +55º C, tendo ainda particularidades como a possibilidade de contar com duplo painel solar para produzir um mínimo de 150 kW no pico de exposição solar ou a capacidade de ocupante sair pela janela traseira de forma simples, o que é particularmente importante na eventualidade de quebra do gelo e afundamento do veículo pela dianteira.
a carregar vídeo

Noutro âmbito, o veículo usa a suspensão original preparada para os ralis e o sistema de direção, mas com uma suspensão complementar para controlar as lagartas. A velocidade máxima recomendada para a durabilidade dos componentes é de 40 km/h.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.