Publicidade Continue a leitura a seguir

10 carros da Opel que marcaram a história

O Opel Kadett lançou em 1962 a linhagem que continua atualmente com o Astra. A série B de 1965 refinou o conceito em termos de espaço e de variantes.
Embora não seja a primeira carrinha da Opel, a Olympia Rekord Caravan foi a primeira a usar o nome Caravan, uma linhagem que durou décadas. Hoje, as carrinhas Opel usam o nome Sports Tourer.
O Opel Commodore era a derivação do luxo do Rekord. Depois de ser substituído pelo Senator, a linhagem continuou com o Holden Commodore australiano.
O Opel GT foi criado para ser uma versão europeia e mais barata do Corvette. Lançado em 1968, o seu motor 1.9 tinha apenas 90 cv mas a aerodinâmica permitia-lhe atingir 185 km/h.
Especial de homologação criado em 1978 com a ajuda da Cosworth, o Opel Manta 400 tinha um motor de 144 cv de série e de 275 cv na versão de ralis.
O Opel Corsa foi o primeiro citadino da marca, lançado em 1982. Mas foram as versões desportivas SR e GSi, populares com um público jovem, que cimentaram a sua imagem.
O Opel Astra GSi tinha um motor 2.0 de 16 válvulas, com 150 cv, que foi partilhado com versões desportivas do Vectra e do Calibra.
Em 1928, a Opel criou uma série de protótipos com motores de foguete para bater recordes de velocidade. O RAK1 fez apenas 75 km/h, mas o RAK2 chegou aos 238 km/h.
O Opel Eco Speedster de 2002 estabeleceu vários recordes de velocidade e consumo. Com um motor 1.3 Diesel de 112 cv e um peso de apenas 660 kg, atingiu 250 km/h de velocidade máxima com um consumo médio de 2,5 l/100 km.
O Opel Calibra foi campeão internacional de carros de turismo em 1996, nas mãos de Manuel Reuter, que venceu três provas. Tinha tração às quatro rodas, suspensão ativa e motor 2.5 V6 de 650 cv.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Opel é uma das marcas automóveis mais antigas da Europa. Aliás, a sua origem precede o seu envolvimento nos automóveis, começando em 1862, quando Adam Opel começou a fabricar máquinas de costura. Depois de um negócio bem sucedido com bicicletas, a Opel começou a construir motos e automóveis em 1899.

A marca alemã foi adquirida pelo gigante americano General Motors em 1929. Depois da Segunda Guerra Mundial, a GM pensou em retirar-se, mas em 1947 voltou à carga com o seu primeiro modelo pós-guerra, o Olympia. Com modelos com o Rekord, Kadett, Commodore, Ascona e Corsa, a Opel modernizou-se nos anos 70 e 80.

A GM continuou a ter na Opel uma das marcas mais vendidas da Europa, até à venda da marca ao Grupo PSA este mês.