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10 supercarros esquecidos dos anos 80

Aston Martin V8 Zagato (1986) - Versão especial do Aston Martin V8, este modelo não só ganhou uma carroçaria redonda especial, como viu a potência do motor 5.3 subir para 430 cv e atingia os 300 km/h. Foram construídos 89 exemplares. Rowan Atkinson, o comediante famoso pelas suas personagens Mr. Bean e Blackadder, foi dono de um.
Buick GNX (1987) - Criada pela antiga subsidiária da McLaren, esta série especial transformou um banal coupé americano num desportivo com um comportamento digno de um europeu. A potência máxima anunciada era de 284 cv a partir do motor 3.8 V6 turbo, mas na verdade este atingia os 305 cv, pelo que conseguiu lutar diretamente com o Porsche 911 Turbo.
Ferrari 288 GTO (1984) - Foi o primeiro Ferrari de estrada a atingir a barreira dos 400 cv e dos 300 km/h, mas o seu lugar na história foi rebaixado pela chegada do mais famoso F40. Baseado no Ferrari 308 GTB, o GTO tinha um motor 2.9 V8 biturbo, era mais largo e mais comprido, e comportamento preparado para competição, mas nunca chegou a correr.
Ford RS200 Evolution (1986) - Este pequeno coupé de motor traseiro, criado para homologar o carro de ralis, sofreu uma evolução no final da sua vida. O motor 1.8 turbo foi aumentado para 2137 cc, com turbos maiores, nova suspensão e novos travões. A potência oficial nunca foi revelada, mas era pelo menos 500 cv.
Isdera Imperator 108i (1984) - Quando a Mercedes não demonstrou interesse em produzir o protótipo CW311, o designer Eberhard Schulz resolveu fazê-lo por conta própria. O resultado foi o Isdera Imperator, dos quais apenas foram construídos 30 exemplares para clientes selecionados. Tinha motores Mercedes V8 do 500 SEC e do 560 SEC.
Lamborghini Countach 5000 QV (1985) - O Countach não precisa de apresentação, pois todo o fã de carros que se preze que foi miúdo nos anos 80 teve um poster dele. Mas esta versão especial merece destaque. A Lamborghini modificou o motor V12, aumentando-o para 5,2 litros, agora com 48 válvulas e 455 cv de potência.
Lotus Esprit X180R (1989) - Série especial produzida para a América do Norte (chegou depois à Europa como Sport 300), derivada da terceira atualização do modelo britânico, que na altura já ia em 13 anos de vida. Mesmo assim, o motor 2.2 turbo ainda tinha muito para dar, e com 306 cv tornou-se o primeiro carro com motor de produção de quatro cilindros com mais de 300 cv.
Porsche 959 (1986) - Criado como especial de homologação para correr em Le Mans, acabou por não fazer muitas corridas, mas ganhou o Dakar. O seu motor 2.9 turbo atingia 450 cv controlados por tração às quatro rodas, na altura tornando-se o carro de produção mais potente do mundo. mas a sua fama foi-se esbatendo à medida que o 911 Turbo ia ficando mais rápido.
TVR 450 SE (1988) - A TVR reinventou-se quando foi adquirida por Peter Wheeler em 1981, e passou a ter carros com um visual mais moderno. Estes descapotáveis só podiam ser conduzidos por especialistas que tivessem tempo para aprender a domá-los. O mais potente dos TVR estilo "Wedge" era o 450 SE, cujo motor Rover V8 foi aumentado para 4,5 litros e 320 cv.
Vector W8 (1989) - Depois de 10 anos e 160 mil quilómetros de testes, Gerry Weigert conseguiu finalmente criar o o Vector. No entanto, apesar da sua aparência moderna e de uma velocidade anunciada de 390 km/h, nunca revelou a potência real do motor Chevrolet V8 de 6 litros, que estava acoplado a uma caixa automática de três velocidades. Mesmo assim, vendeu 19.

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Às vezes, os anos 80 parecem estranhos quando nos lembramos da moda, da música ou da estética do cinema. Mas há algo dessa década que nunca vai ser estranha, e que vai sempre deixar-nos com saudade. Os automóveis. Foi a primeira década em que a palavra “supercarro” realmente fez sentido, em que as novas tecnologias da era espacial começaram a quebrar barreiras.