M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Este carro parece o KITT, mas em comum só tem o facto de a Pontiac e Buick serem ambas marcas da General Motors. Este carro é o Buick GNX, uma tentativa da marca fazer um muscle car nos anos 80, a fazer lembrar as grandes “bombas” dos anos 60. E para isso pediu ajuda à McLaren. O GNX continua a ser um veículo raro, mas este exemplar é mais raro ainda, pois nunca foi usado na estrada e só tem 13 quilómetros no velocímetro, tendo sido vendido em leilão por 200 mil dólares, ou 177 mil euros. Nada mau para um pedaço de história.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Buick GNX é baseado num Buick Regal Grand National, a variante desportiva de uma típica berlina à americana, comprida e confortável, mas pesada e pouco ágil em curva. Para fazer o GNX, em 1987, a GM pediu ajuda à McLaren Performance Technologies, divisão americana que permaneceu independente depois da equipa de Fórmula 1 ter sido vendida a Ron Dennis e Mansour Ojjeh. Atualmente, ainda existe, mas foi integrada no grupo Linamar e dedica-se a engenharia fora da área automóvel.

A McLaren pegou no motor 3.8 V6 da Buick, que na versão turbo já debitava 235 cv, e instalou-lhe um turbo de grandes dimensões e uma nova intercooler, ambos feitos em cerâmica. Supostamente, a potência devia saltar para os 280 cv, mas o dinamómetro dizia que chegava aos 300, o que era raro na época. Isto deixou o Buick GNX com mais potência que o Chevrolet Corvette de série, que necessitava de um kit especial da Callaway para voltar a ser o carro mais potente da General Motors. A transmissão e a suspensão traseira foram reforçadas para lidar com a potência adicional, com um nível de aderência comparável ao de um supercarro da época.

A Buick construiu apenas 547 unidades do GNX, tornando-o raro e alvo de cobiça por colecionadores, e a pintura preta contribuiu para o ar de mistério. Se o Pontiac Firebird Trans-Am era o KITT da série “O Justiceiro”, então o GNX ficou conhecido como “o carro do Darth Vader”, pois foi lançado quando “O Regresso de Jedi”, último filme da trilogia original da Guerra das Estrelas estava no cinema.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.