M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Em 1993, fãs da Fórmula 1 e dos supercarros ficaram entusiasmados com a chegada do McLaren F1. Afinal, tinha mais de 600 cv, foi testado por Ayrton Senna e foi o primeiro carro de estrada da McLaren, a equipa de Fórmula 1 que ganhava tudo. Só que não era, afinal, o primeiro carro de estrada da McLaren. Essa honra pertenceu ao quase obscuro M6 GT, um carro criado pelo fundador da equipa, Bruce McLaren. E agora, um dos três exemplares construídos está à venda.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Bruce McLaren fundou a sua própria equipa em 1963, fazendo carros para várias categorias, mas só construiu o seu primeiro carro de F1 três anos mais tarde. Foi também em 1966 que criou o McLaren M6, um inovador veículo para a categoria Can-Am, onde as únicas regras eram cockpit aberto, dois lugares e rodas tapadas. De resto, tudo era permitido. E o M6 iniciou um período de domínio para a equipa nesta competição americana.

Mas Bruce também fazia corridas ao serviço de outras marcas, e em 1966 conquistou a primeira vitória nas 24 Horas do Le Mans do lendário Ford GT40, um carro de corridas que podia andar na estrada. Por isso, e embora não tivesse os mesmos meios de um grande construtor automóvel, também queria fazer o seu próprio McLaren de estrada. O M6 era uma boa base de trabalho, e Bruce conseguiu construir três, entre 1969 e 70, antes de morrer num acidente de testes na Inglaterra. Tinha um motor Chevrolet V8 5.0, com potência não declarada, mas que não deve andar longe dos 400 cv.

O carro que está à venda foi restaurado nos Estados Unidos por John Starkey, e tem estado em exposição no concessionário da marca britânica na Califórnia. Agora, está a ser vendido por um concessionário britânico, no site da Race Cars Direct, por 250 mil libras, ou 280 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.