A Comissão Europeia (CE) anunciou que está preparada para lançar uma investigação aos veículos elétricos chineses que possam beneficiar de grandes apoios estatais no seu país de origem, chegando assim à Europa em posição concorrencial mais benéfica. Neste sentido, a Presidente da CE, Ursula von der Leyen, referiu que “a Europa está aberta à competição. Mas não a uma corrida para o fundo”.

A chegada em massa de construtores chineses à Europa ameaça colocar em dificuldades os construtores europeus, incapazes de oferecer automóveis elétricos de custo reduzido da mesma forma que os chineses, que detêm uma capacidade de produção de baterias e de semicondutores, dois elementos considerados essenciais, bastante elevada.

Grandes nomes da indústria automóvel europeia, como Carlos Tavares, CEO da Stellantis, grupo que detém, entre outras, marcas como a Peugeot, Citroën, Fiat e Opel, têm sido bastante ativos no alerta referente à chegada dos construtores chineses em condições mais benéficas para esses, no sentido em que beneficiam de apoios estatais e de uma posição favorável na produção de baterias e outros componentes.

No seu discurso de hoje, perante a Comissão Europeia, Ursula von der Leyen sublinhou, precisamente, a necessidade de investigar se esta concorrência é real e favorável ao mercado europeu ou se exige a necessidade de adotar medidas protecionistas por parte da Europa para defender a indústria automóvel local e, de forma inerente, o seu mercado de trabalho.

“Os mercados globais estão inundados com carros elétricos chineses mais baratos. E o seu preço é mantido artificialmente baixo graças a grandes subsídios estatais. Isto está a distorcer o nosso mercado. Por isso, posso anunciar, hoje, que a Comissão está a lançar uma investigação anti-subsídios aos veículos elétricos provenientes da China. A Europa está aberta à competição. Não a uma corrida para o fundo”, afirmou a Presidente da Comissão Europeia.

Uma das opções, caso essa investigação resulte no entendimento de que os construtores chineses estão a tirar partido dos subsídios estatais, é a de impor taxas adicionais sobre as importações de veículos elétricos provenientes da China.

O Comissário Europeu para as Trocas Comerciais, Valdis Dombrovkis, sublinhou a mensagem de von der Leyen com a necessidade de investigar as condições de comercialização dos veículos elétricos chineses na Europa, anunciando ainda que irá à China efetuar conversações neste sentido na próxima semana.

“Estamos abertos à competição, mas não a preços injustos. É por isso que estamos a lançar uma investigação aos veículos elétricos chineses. Vou viajar para a China na próxima semana, para debater o comércio e oportunidades/desafios económicos”, escreveu na rede social X, reforçando que “queremos manter o diálogo aberto”.