DS7 Crossback E-Tense: Autonomia para 50 km sem emissões poluentes

24/09/2018

Estreando a denominação E-Tense para os seus automóveis eletrificados, a DS Automobiles revelou os dados e imagens oficiais do DS7 Crossback em versão Plug-in híbrid, que será lançada em 2019 nos mercados europeus.

Antevendo a crescente procura de motorizações híbridas, a marca de requinte do Grupo PSA terá no seu SUV médio uma proposta que procura oferecer maior suavidade de rolamento, eficiência e, também, maior rapidez graças à combinação de dois motores elétricos de 109 CV (80 kW) com um motor a gasolina 1.6 turbo de quatro cilindros com 200 CV.

O DS7 Crossback E-Tense 4×4 conta com uma potência total de 300 CV e um binário de 450 Nm, estando o motor associado a uma caixa automática de oito velocidades (EAT8). Esta variante dispõe de tração integral, mas o seu ponto de maior destaque é a capacidade para circular de forma 100% elétrica durante 50 quilómetros no ciclo WLTP (cerca de 60 no anterior NEDC) graças à bateria de iões de lítio de 13.2 kWh. Nesse modo, pode atingir os 135 km/h de velocidade máxima.

No que diz respeito a modos de condução, o E-Tense 4×4 dispõe de quatro opções, entre a mais ecológica ‘Zero Emissões’, a ‘Sport’ (que retira a máxima potência para condução veloz), a ‘Hybrid’ (que gere os motores para performances otimizadas e emissões de CO2 inferiores a 50 g/km) e a ‘4WD’ (que adequa a motricidade perante condições de chuva, areia ou neve).

O modelo tem ainda a capacidade de regenerar energia a partir da travagem, aumentando a sua autonomia com a função ‘Brake’. Outra opção, já conhecida doutras paragens, é a ‘E-Save’, que permite reservar energia elétrica para percursos que sejam mais adequados para zero emissões, por exemplo, a condução urbana, nos 10 ou 20 quilómetros finais. Matéria importante em termos de elétricos, as baterias do E-Tense carregam-se em duas horas no caso de uma ‘wallbox’ de 6.6 kW e de 32A ou em oito horas numa tomada regular de 8A.

O sistema de infoentretenimento conta com mostradores específicos, incluindo gráficos em tempo real do desempenho das motorizações.

A marca gaulesa garante ainda que o espaço a bordo não foi em nada sacrificado nesta variante e que existem novas jantes de 19 polegadas e uma cor cinzenta denominada Crystal Grey que pode ser observada nas imagens. O modelo será apresentado no Salão de Paris, em outubro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.