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5 razões porque os automóveis vão ficar cada vez mais caros

MOTORES DE COMBUSTÃO Cada vez que apertam os limites de emissões, fica mais dispendioso o desenvolvimento dos motores a gasolina e Diesel, de modo a reduzir as emissões de CO2 e de outros gases prejudiciais à saúde humana. Não seria mais fácil fazer só motores elétricos. Pois, não é bem assim...
BATERIAS PARA CARROS ELÉTRICOS Mesmo ficando mais baratas à medida que a tecnologia se vulgariza, aumenta a procura por materiais como lítio e cobalto, tornando a exploração mineira mais cara para fornecer a procura. Além do mais, estes materiais são raros na natureza.
ESTRUTURAS DE SEGURANÇA Vai ser preciso reforçar mais elementos do chassis, não só por causa da segurança em caso de colisão, mas para melhorar a proteção dos vários sensores necessários aos equipamentos de segurança do futuro (eles próprios adicionando ao preço final do carro).
MATERIAIS LEVES NA ESTRUTURA Como os carros ficam mais pesados com os equipamentos de segurança adicionais e consomem mais energia, os construtores necessitam de adotar materiais mais leves nos chassis e carroçarias, como fibra de carbono ou alumínio, que são mais caros que o aço.
CONECTIVIDADE Para manter todos os ocupantes entretidos, é cada vez mais necessário instalar equipamentos eletrónicos adicionais, desde simples ligações USB e hotspots de internet a ecrãs táteis. E estes também representam um custo adicional considerável ao preço do carro.

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É inevitável, os automóveis vão ficar cada vez mais caros. Legislação anti-poluição cada vez mais apertada, influência das seguradoras para haver cada vez mais segurança e necessidades de condutores e passageiros que cada vez mais veem o carro como uma extensão de si próprios, tudo isso vai fazer com que os automóveis aumentem de preço.

Os governos têm obrigado os construtores automóveis a criarem cada vez mais tecnologia para reduzir as emissões poluentes, não só com motores elétricos mas também para estender a vida do motor de combustão. Mas essas obrigações legais têm como consequência o aumento dos custos de produção, e esse custo é passado no consumidor. Nos automóveis mais baratos, pode significar a diferença entre ter ou não ter um carro. E quando chega a hora de trocar e a diferença não compensa, pode fazer com que os carros mais antigos e mais poluentes permaneçam na estrada por mais anos.

Entretanto, a indústria automóvel permanece estagnada. Embora existam exceções, a maior parte do público não está a aderir tão depressa aos novos automóveis eletrificados, e os mercados europeu, americano e, agora, o chinês têm crescimentos reduzidos ou começaram a contrair-se. Se o público não compra carros novos, estes vão ter que ficar mais caros para as marcas poderem recuperar o investimento. E se ficarem mais caros, o público vai continuar a conduzir os veículos mais velhos.