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Carros elétricos vão manter desconto em 2018

Hyundai IONIQ Electric: Desenvolvido como um esforço de 'família' a par de outros dois modelos (híbrido e Plug-in híbrido), o novo IONIQ Elétrico conta com motor elétrico de 88 kW alimentado por uma bateria de polímero de iões de lítio de 28 kWh. Permite uma autonomia até 250 quilómetros com um único carregamento. A bateria encontra-se localizada numa posição baixa no chassis, com a marca a garantir que o seu baixo centro de gravidade permitirá uma "condução recompensadora e dinâmica".
Tesla Model 3: Um dos modelos mais aguardados do mundo é elétrico e pretende rivalizar com as propostas das marcas Premium. Este modelo da Tesla replica o conceito do Model S, mas num conjunto mais compacto idêntico a um BMW Série 3, procurando ser o elétrico para as massas. O seu preço previsto ficará em redor dos 35.000 euros, prevendo-se igualmente uma aceleração dos 0 aos 100 km/h na casa dos seis segundos, autonomia em redor dos 350 km e diversas funcionalidades tecnológicas, como o Autopilot de condução autónoma. O sucesso parece estar garantido, com cerca de 400 mil reservas.
Renault ZOE: O ZOE, também ele um sucesso de vendas no Velho Continente, vai passar a propor, a partir do final de janeiro, uma bateria com quase o dobro da capacidade, 400 quilómetros segundo a norma NEDC, o que se traduz, na prática, na possibilidade de percorrer 300 quilómetros apenas com uma carga de energia. A imagem não muda (ao contrário do interior), contando com um preço mínimo de 24.500 euros, mais o aluguer da bateria (69 euros por mês) ou a sua compra (7.500 euros).
Nissan Leaf: Aquele que é um dos modelos elétricos mais vendidos do mundo prossegue a sua saga, agora com uma bateria de maior capacidade para autonomia reforçada. Com uma nova bateria de 30 kWh, o Leaf consegue percorrer até 200 quilómetros com um único carregamento, beneficiando igualmente de um vasto leque de soluções de conectividade para ir gerindo a sua autonomia. Mesmo que não seja propriamente novo e que um novo modelo esteja no horizonte - ainda não para este ano, contudo - é de prever que se mantenha como um dos mais vendidos a nível global.
Opel Ampera-e: O esforço de mobilidade elétrica da Opel renova-se com o Ampera-e, modelo que tem o privilégio de ser um dos primeiros a superar a fasquia dos 500 quilómetros (em ciclo NEDC) com um único carregamento. Com motor de 150 kW (equivalente a 204 CV), o Ampera-e acelera de 0 a 50 km/h em apenas 3,2 segundos. As baterias de elevada capacidade - total de 60 kWh - estão instaladas sob o piso do automóvel, o que torna o habitáculo do Ampera-e espaçoso para cinco ocupantes e bagagem. O novo elétrico da Opel está equipado com as gerações mais recentes dos sistemas IntelliLink de informação e entretenimento, e Opel OnStar de apoio em viagem e em caso de emergência.
Volkswagen e-Golf: O modelo mais vendido da Europa renova-se para 2017 com o intuito de manter a sua posição. Se as mudanças não são muito significativas no aspeto, no capítulo técnico e tecnológico, o novo Golf sobressai. Em destaque estará o novo e-Golf, o elétrico que pode agora cumprir até 300 quilómetros (ciclo NEDC) graças à nova bateria de iões de lítio de 35.8 kWh que pode ter 80% da sua carga restabelecida em apenas uma hora em postos DC de 40 kW (ou menos de seis horas em 'wallboxes' de 7.2 kWh). O motor desenvolve agora 100 kW (136 CV) e acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de dez segundos. Chega ao mercado na primavera.
BMW i3: O modelo elétrico da BMW foi renovado recentemente e começa agora a chegar aos concessionários na sua nova versão, cuja grande melhoria está oculta. Trata-se da bateria de maior capacidade com 94 Ah e que lhe permite uma autonomia de até 300 quilómetros (ciclo NEDC), permitindo assim uma mobilidade elétrica melhorada. O estilo não é particularmente apelativo, mas o BMW distingue-se de quase todos os demais concorrentes do segmento.

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Após o sucesso da medida em 2017, o Governo liderado por António Costa decidiu dar continuidade à política de incentivos fiscais para a aquisição de veículos elétricos, com os cidadãos a poderem-se candidatar a um desconto de 2.250€ na compra de um carro mais amigo do ambiente.

A medida surge confirmada na versão final do Orçamento do Estado para 2018, disponibilizando desta forma um valor de 2.250€ na forma do “incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões”, não havendo a necessidade de entregar nenhum veículo ‘velho’ para abate.

Esta medida acabou por ter grande aceitação no seu primeiro ano, tendo em conta que o limite de 1.000 candidaturas disponíveis para este incentivo foi atingido ainda antes de outubro.

A medida terá um custo de 2.3 milhões de euros, valor que será financiado pelo Fundo Ambiental, criado em meados de 2016, e que irá disponibilizar outros 2.3 milhões de euros para o plano do Estado de inclusão de “pelo menos, 200 veículos elétricos nos organismos da Administração Pública”. O objetivo do Governo, de acordo com o seu projeto ECO.mob, aprovado em 2015, é ter 1.200 elétricos no seu parque de viaturas até 2019.

O Fundo Ambiental irá também propiciar o aumento das infraestruturas de carregamento para veículos elétricos, prevendo-se a instalação de um número em redor dos “250 pontos de carregamento em território nacional”, conforme pode ser lido na proposta do Orçamento do Estado.

O plano de criação de novos pontos de carregamento e de conversão dos mais antigos em postos com maior capacidade terá continuidade, assim, ao longo do próximo ano.