FOTO Asel Arba Mayranda/Wikimedia Commons
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O sudeste asiático é das áreas do mundo mais afetadas pelo excesso de lixo plástico, atirando por ano milhares de toneladas de lixo tanto nas águas do Oceano Índico como nas do Oceano Pacífico. Por isso, os países da região começaram a criar medidas para incentivar as populações locais a deixar de deitar lixo fora, especialmente nos grandes centros populacionais. Na Indonésia, em particular, começaram a trocar garrafas de plástico por viagens de autocarro, incentivando tanto a não deitar fora lixo de plástico como a usar a rede de transportes públicos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta iniciativa começou em abril, na cidade de Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia e capital da província de Java Oriental. Nesta cidade, as pessoas podem entregar as garrafas e copos de plástico nas bilheteiras centrais dos serviços de autocarro ou pagando pelo bilhete diretamente quando entram no veículo. Este sistema oferece, basicamente, uma viagem de autocarro de duas horas trocando cinco garrafas de plástico ou dez copos de plástico, sem gastar dinheiro adicional. Desta forma, a cidade da Indonésia espera ficar livre de lixo plástico até 2020.

De acordo com a Reuters, Surabaya é apenas a primeira cidade deste país do sudeste asiático implementar este programa, mas já é um sucesso a imitar pelo resto da Indonésia. Tendo em conta que 15 por cento do luxo acumulado pela cidade é de plástico, esta iniciativa usando o serviço de transportes públicos consegue recolher até 250 kg de plástico por dia, para um total de sete toneladas e meia por mês. Este plástico recolhido é separado, retirando os invólucros identificativos e as rolhas (feitas de outro tipo de plástico), e as garrafas são finalmente entregues a um serviço de reciclagem. O dinheiro recuperado pela cidade, pago pelos serviços de reciclagem, serve para financiar o sistema de transportes públicos e para construir e fazer a manutenção a espaços verdes.