M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Dentro de poucos anos, vai ser possível atravessar quase toda a Europa de automóvel elétrico, sem ser preciso ficar horas à espera para recarregar a bateria. A Ionity está a construir uma rede de carregadores de alta velocidade que vão ser espalhados pelas auto-estradas da Europa. Mas ainda não há uma data precisa para poder pegar no seu carro elétrico e atravessar o continente europeu. Se quiser a experiência de atravessar um continente inteiro, já pode fazê-lo, mas vai ter que viajar para o outro lado do mundo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Desde 2016 que vários estados australianos têm vindo a instalar postos de recarga rápida nas suas auto-estradas, permitindo a carros elétricos viajarem de forma segura e rápida. Cada projeto é feito em separado, com Queensland e a Austrália Ocidental a recorrerem ao RAC (o automóvel clube australiano), Nova Gales do Sul à rede de carregamento da Tesla. Os estados de Victoria e da Austrália Meridional também já têm as suas redes de carregamento rápido. Embora grande parte do território australiano esteja desabitado, isto significa que já é possível atravessar o continente de carro elétrico, percorrendo quase 7500 quilómetros sem ficar sem energia na bateria. É a segunda maior do mundo, ficando muito perto da Trans-Canada.

Claro, este não é o caminho mais próximo para ligar de carro os dois extremos da rede de supercarregadores, de Cairns a Perth, e obriga-o a ficar sempre perto do mar e dos principais centros urbanos, incluindo Surfers Paradise, Melbourne e Adelaide. Há também um grande trajeto entre as zonas urbanas da Austrália Meridional e da Austrália Ocidental que não tem carregadores de alta velocidade, com quase 3000 km de distância entre Adelaide e Augusta que ainda têm que ser cobertos com ligações a tomadas caseiras. Mas, de acordo com a AEVA, Associação Elétrica de Veículos Elétricos, modelos como o Tesla Model S ou Renault Zoe podem fazer esta viagem sem ficarem parados no meio da estrada.