M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A busca pela sustentabilidade urbana não se faz exclusivamente através dos meios de transporte, mas também pelas próprias estruturas urbanas, que devem maximizar a sua eficiência energética e minimizar o impacto ambiental. E se pensa que isso faz-se com casas pequenas, desengane-se. A cidade de Londres foi o local escolhido para construir uma torre com mais de 300 metros de altura que vai ser um dos edifícios mais altos com melhor eficiência energética.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta nova torre, chamado The Tulip (“a tulipa”), vai tornar-se apenas o segundo edifício mais alto de Londres, mas vai ser certamente o primeiro em importância numa nova área cultural e turística localizada no centro da cidade, com o J. Safra Group vai construir dentro de The Tulip uma escola para 20 mil crianças. Para os turistas, os 305,3 metros de altura vão providenciar uma vista única da cidade e dos arredores a 360 graus, graças a várias pontes pedonais, escadas rolantes internas viradas para os vidros das fachadas e a Gôndola, um elevador exterior que vai subir e descer junto às janelas.

O vidro vai ter elevado potencial de retenção de calor para evitar o recurso a fontes energéticas externas para climatização. Grande parte da energia deverá vir dos painéis fotovoltaicas que vão converter a luz do Sol em eletricidade e que vão ser montados em vários pontes da torre. The Tulip também vai ter um pavilhão de dois andares com um jardim, bem como áreas verdes espalhadas pelo exterior da estrutura.

O J. Safra Group espera que a zona histórica conhecida como Cidade de Londres, um dos principais centros económicos da capital britânica, tire partido dos vários metros quadrados de espaço disponível para criar novos negócios que possam aproveitar o facto de a torre estar aberta 24 horas por dia e sete dias por semana. O projeto de arquitetura da Foster & Partners foi aprovado em novembro, para permitir que a construção comece em 2020. A torre conhecida como The Tulip deverá vai ser inaugurada pelos negócios e pelo público em 2025, ocupando 2889 metros quadrados.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.