M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos Estados Unidos, a Califórnia tem a reputação de ser o estado mais inovador na criação de legislação virada para a promoção de um estilo de vida mais ecológico e de um aproveitamento mais eficiente dos recursos energéticos. Por isso, não é de estranhar que seja o primeiro estado americano a tornar obrigatório o uso de painéis solares em todas as novas habitações.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta legislação vai entrar em vigor em 2020 e, além de tornar os painéis solares obrigatórios, também vai oferecer incentivos para a instalação de uma bateria acumuladora. As autoridades da Califórnia querem reduzir ao máximo a dependência do estado em combustíveis fósseis, e a bateria vai servir para aproveitar a energia que não for despendida durante o dia, mantendo o impacto ambiental nulo das moradias mesmo durante a noite, ou em dias em que o céu se encontra nublado.

A expectativa é que as casas equipadas com painéis solares gastem 50 por cento menos energia. A instalação obrigatória de painéis solares vem acompanhada de um custo extra de 10 mil dólares (8800 euros), mas os legisladores acreditam que, após 30 anos, terão poupado aos proprietários das casas 19 mil dólares (16.750 euros) em energia. Também vai ser possível comprar, alugar ou partilhar os custos de instalação de painéis com outra moradia.

Mesmo o trânsito automóvel pode beneficiar desta medida. A Califórnia é o estado americano onde são vendidos mais automóveis elétricos e híbridos plug-in, e os proprietários das casas têm assim garantir que vão poder recarregar as baterias das suas viaturas com fontes renováveis.