FOTO Jay-in-Shanghai/Reddit
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Nio é uma das novas marcas chinesas que surgiram nos últimos anos com o propósito específico de construir automóveis elétricos. Para ter uma vantagem única sobre a concorrência, a Nio propõe troca de baterias para os seus automóveis, em vez de perder horas estacionado no mesmo local a carregá-las. E para comprovar a vantagem deste sistema em relação à concorrência, montou a sua primeira estação de troca de baterias ao lado de um carregador da Tesla.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Embora ainda só esteja à venda no mercado chinês, a Nio terá que conquistar público à Tesla, cuja popularidade internacional permitiu-lhe ultrapassar os obstáculos que as autoridades chinesas costumam colocar a automóveis importados. O sistema de troca de baterias já foi experimentado por outras marcas, inclusive a Tesla, mas nenhuma conseguiu ter sucesso com o mesmo. A Nio acredita que vai popularizar este sistema, usando um conceito de aluguer de baterias semelhante ao que a Renault faz com os seus veículos elétricos, e preparando os seus automóveis e estações de troca para retirar uma bateria gasta e colocar uma nova no automóvel em apenas três minutos.

Atualmente, a Nio tem apenas dois automóveis, o superdesportivo elétrico EP9 e o SUV de sete lugares ES8, que é também o seu primeiro modelo de produção em série. É neste carro que a marca chinesa pretende comprovar o conceito de trocas de bateria como rápido e seguro em comparação com a morosidade dos sistemas de recarga, mesmo quando os postos de abastecimento público estão perto de passar a funcionar a alta velocidade em vários pontos do planeta.