M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Se os motores de combustão pudessem usar combustíveis feitos de fontes renováveis, passariam a ser aceitável num futuro que se deseja ecológico? A indústria automóvel e os seus fornecedores acham que si, e é por isso que já estão a testar um novo tipo de gasóleo, chamado R33 Diesel. O seu nome vem do uso de fontes 33 por cento renováveis, geralmente usadas para fazer biodiesel, incluindo 26 por cento de óleo vegetal e sete de óleos de cozinha usados, que assim podem ser reciclados. O restante é gasóleo de alta qualidade.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este combustível está a ser desenvolvido em conjunto por várias empresas, incluindo a Volkswagen, a Bosch, a refinaria finlandesa Neste, a divisão de soluções globais da Shell e a Universidade de Coburg, no estado alemão da Baviera. Ao usar materiais de origem biológica, o O R33 Diesel tem o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono em pelo menos 20 por cento em comparação com o Diesel convencional. Sozinho, o biodiesel é menos eficiente em termos de potência, mas a mistura com gasóleo de alto rendimento deverá assegurar boas performances em conjunto com as emissões menores.

Para reciclar os óleos de cozinha usados, é necessário filtrar a gordura e usar uma mistura de parafina para poder misturar este componente renovável com o gasóleo. Mas o trabalho adicional vale a pena, pois pode reaproveitar algo que seria simplesmente deitado fora, no sistema de águas residuais, e que assim contribui para uma sociedade mais eficiente.

O R33 Diesel tem estado em testes frequentes, e a Volkswagen já cumpriu 26 milhões de quilómetros com este combustível, tendo até passado a utilizá-lo em exclusivo nas suas operações internas. Infelizmente, não há data de comercialização prevista, pois cada estado-membro da União Europeia terá que alterar a sua própria legislação, e adotar a normativa EN 15940. Quando isso acontecer, a sua implementação deve ser rápida, com um preço que se estima ser ligeiramente superior ao do gasóleo convencional.