Publicidade Continue a leitura a seguir

Painéis solares portáteis ajudam em situações de desastre

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em zonas remotas, perigosas, com poucos recursos ou que foram recentemente afetadas por algum desastre natural ou situação de guerra, o acesso à energia é uma das principais complicações para a população local. Soluções como geradores portáteis são geralmente limitados em capacidade e tempo de operação, mas a empresa Ecosphere desenvolveu uma alternativa, o PowerCube, com uma estrutura fácil de transportar e coberta de painéis solares.

O PowerCube arruma os painéis em gaveta, pelo que a sua estrutura pode ser arrumada em qualquer transporte terrestre ou aéreo sem ocupar muito espaço. Os painéis conseguem gerar uma quantidade elevada de energia por metro quadrado, em comparação com uma “quinta” de painéis, num máximo de 15 kW de energia.

Este sistema pode ser usado para operações militares, de auxílio de desastre, ou para permitir o acesso a fontes de energia a populações desfavorecidas. A energia gerada pelo PowerCube é suficiente para colocar a funcionar sistemas de comunicações, centros de saúde móveis ou hospitais de campanha, bombas e tratamento para extração de água potável, ou escolas. A Ecosphere quer disponibilizar o PowerCube às Forças Armadas americanas, depois destas terem anunciado que vão investir sete mil milhões de dólares (5,8 mil milhões de euros) em fontes de energia renováveis.