M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alan Fuertes é um entusiasta da Tesla em Espanha, que quis mostrar ao mundo que pode fazer com um carro elétrico tudo aquilo que pode fazer com um carro normal a gasolina.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para isso, ele e a mulher, Begoña, compraram um Model S (batizado “Serendipity”) e um Model X (mais conhecido como “Big Blue”), que têm usado em todo o tipo de aventuras, por Espanha e pelo estrangeiro. E, numa dessas aventuras, quando iam recarregar a bateria num posto público… quiseram-lhe cobrar 40 mil euros pelo privilégio.

Fuertes e a família têm estado em digressão pela Galiza, fazendo uma série de vídeos pelo caminho, e resolveram parar numa estação de serviço para recarregar as baterias. No site da Electromaps, encontraram a estação de serviço Galp de Lapido, numa autoestrada perto da Corunha, onde resolveram parar. E quando entrou na área comercial, foi informado que deveria pagar pelo uso do carregador, ao preço de 50 cêntimos por Wh, ou seja, para recarregar completamente a bateria o custo seria de 40.250 euros. Quando confrontados com este valor exorbitante, a família decidiu entrar no Tesla deslocar-se à bomba mais próxima.

Claro, tanto Alan como os empregados da bomba da Galp cometeram um erro. O condutor espanhol percebeu que o carregamento era gratuito, quando a indicação do site da Electromaps é que apenas o estacionamento era gratuito (como é habitual em estações de serviço) mas que o carregador era pago.

Só que os empregados da estação de combustível também não conheciam o serviço que estavam a vender, pois o valor da carga não era, obviamente, de 50 cêntimos por Wh, mas por kWh, pelo que o valor total era apenas de 40 euros, não 40 mil.