A chinesa Aiways anunciou a sua entrada no mercado europeu com uma estratégia que terá como base, numa fase inicial, dois modelos elétricos acessíveis: um SUV denominado U5 e um coupé apelidado Nathalie, ambos previstos para revelação no Salão de Genebra, em março.

Fundada em 2017 por Samuel Fu (presidente) e Gary Gu (CEO), esta ainda jovem companhia automóvel propõe mobilidade acessível e segura com forte componente tecnológica associada, com este U5 a ter também elevada conectividade e motorização elétrica para circulação sem emissões.

A Aiways expandiu-se rapidamente graças à construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento, fábrica de baterias e de produção de veículos, empregando atualmente mais de 1100 pessoas.

Agora, num passo que o presidente Samuel Fu considerou de “marco significativo na história da nossa ainda jovem companhia”, a Aiways prepara a sua entrada no muito competitivo mercado europeu, prometendo a criação de “um ecossistema completo de mobilidade concebido à medida das necessidades dos nossos clientes”.

Para alicerçar estes seus esforços, a Aiways encetou uma parceria com a Gumpert, marca alemã de Ingolstadt conhecida pelos seus esforços na área da pesquisa de superdesportivos, com Roland Gumpert a ocupar o cargo de diretor de produto na Aiways e diretor geral.

O primeiro dos carros resultantes desta parceria Gumpert Aiways é o Nathalie, que marcará o início de uma gama de pequenos automóveis. Este último conta com quatro motores elétricos montados próximos das quatro rodas, com ligação a duas caixas de velocidades para prestações superiores. O carregamento da bateria é feito durante a condução graças a uma Célula Energética de Metanol para assim aumentar a autonomia sem restrições. Ambos os veículos estarão expostos em Genebra.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.