Depois de modelos como o VW e-Golf e o VW e-up, o grupo automóvel vai lançar em breve os primeiros modelos com gamas completamente elétricos, começando com o Audi e-tron em 2019 e a família Volkswagen I.D. em 2020. O desenvolvimento de automóveis elétricos vai necessitar de ser mais acelerado na Europa, onde a legislação anti-poluição é cada vez mais apertada, especialmente nos centros das cidades, e na China, onde a poluição urbana é um problema de saúde pública.
Ainda assim, muitos automóveis das várias marcas do grupo, não só a Volkswagen e Audi, mas também a SEAT e Skoda e as mais exclusivas Lamborghini, Bentley e Bugatti, vão continuar a usar motores a gasolina durante os próximos anos. A nova geração que chega em 2026 deverá ser utilizada em conjunto com as atuais famílias a gasolina e Diesel, que vão ser atualizadas conforme as necessidades e a abertura da legislação a que estes motores possam ser usados.
Mesmo com a passagem futura para motores elétricos, o trabalho de redução das contribuições do Grupo VW para a poluição não vai estar terminado, pois também vai ser objetivo da marca alemã reduzir as emissões de carbono nas suas fábricas, de modo a ter impacto ambiental zero em todas as fases de produção do seus automóveis.