A Ford acabou de revelar a versão de produção do Bronco, mas parece que os chineses da Wey já recorreram à fotocopiadora para criar o P01.

 

Com a globalização está a tornar-se prática cada vez menos comum, mas desde sempre que é conhecida a tendência por parte de marcas chinesas de se ‘inspirarem’ no design de automóveis de sucesso de outros fabricantes. Um caso bastante conhecido foi o do Landwind X7, cópia descarada e muito mais barata do Range Rover Evoque, que levou a empresa britânica a formalizar uma queixa junto das autoridades judiciais chinesas.

Agora, parece que é a norte-americana Ford que pode ter razões queixa contra os chineses da Wey, marca que integra o catálogo do gigante consórcio Great Wall Motors desde 2017, que prepara o lançamento de um novo SUV… gémeo do Bronco.

Ainda com o nome de código P01, o novo modelo da Wey mostrou-se apenas em imagens ‘teaser’, em que são óbvios um conjunto de elementos de estilo que identificam claramente o SUV icónico da marca da oval azul, das formas mais ‘quadradonas’ da carroçaria ao desenho praticamente decalcado das óticas dianteiras.

Ainda que a Wey não tenha pretensões enormes noutras latitudes, as reações não se fizeram esperar, com cometários por parte de toda a imprensa especializada e, sobretudo dos fãs do construtor nos Estados Unidos, faltando perceber se serão suficientes para que, na China, se proceda à ‘correção’ do design, disfarçando a existência de qualquer tipo de inspirações no modelo famoso por Terras de Tio Sam.

A sexta geração do Bronco é feita com base na plataforma da pick-up Ranger. E além da versão de duas portas conta com uma variante de carroçaria de quatro portas, a Bronco Sport. Existem vários elementos estéticos alusivos ao passado do jipe, sobretudo ao modelo da primeira geração da década de 60.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.