A moda da revelação a ‘conta-gotas’ alastra-se a cada vez mais marcas e agora é a Ford a recorrer à técnica da utilização de sombras e luzes para mostrar aquela que é a primeira imagem do seu novo elétrico, um utilitário com inspiração no desportivo Mustang. Apropriadamente, será denominado Mach 1.

Este novo modelo 100% elétrico está a ser desenvolvido pelo departamento Ford Team Edison, criado especificamente para desenvolver veículos elétricos para mercados em todo o mundo.

Darren Palmer é o diretor global de desenvolvimento de produto naquele departamento, liderando uma equipa multifuncional sediada nos novos escritórios no centro de Detroit, nos EUA. A equipa recebeu licença para operar de uma maneira completamente diferente e inovadora para desenvolver veículos elétricos para um mercado que está a acelerar a um ritmo exponencial.

Embora não tenha detalhado em que moldes é abordada essa inovação criativa, a Ford explica que a equipa Edison adotou uma mente aberta para encorajar ideias de diferentes pontos de vista. A equipa Edison está igualmente a adoptar uma nova abordagem para o desenvolvimento de produtos protótipo de baixa fidelidade.

Esses protótipos podem ser desenvolvidos mais rapidamente, com materiais como papelão quando apropriado, permitindo mais flexibilidade para aprender e interagir, além de oferecer designs realmente intuitivos e inovadores. Ou seja, a Ford procura abordagens mais vanguardistas em linha com as expectativas dos seus clientes de elétricos.

“Os clientes de veículos elétricos estão a comprar para o futuro e a nossa equipa está 100 por cento concentrada não apenas em produzir veículos que vão ao encontro do que eles desejam, mas também em fornecer um ecossistema de veículo elétrico completo que funcione sem falhas”, disse Palmer.

O novo utilitário de performance totalmente elétrico da Ford, inspirado no Mustang, chega em 2020 com a autonomia estimada de 300 milhas (482 quilómetros). A Ford está a investir 11 mil milhões de dólares e planeia lançar 16 veículos totalmente elétricos dentro de um portefólio global de 40 veículos eletrificados até 2022.