Reforçando a sua posição no segmento dos veículos comerciais, a Ford deu início à produção do furgão elétrico StreetScooter WORK XL da Deutsche Post na sua sede europeia em Colónia, Alemanha.

Tendo como base um Transit chassis, produzido na fábrica da ‘joint venture’ Ford Otosan em Kocaeli, Turquia, o furgão elétrico de dimensões médias está equipado com um motor elétrico a bateria e apresenta uma carroçaria desenhada e construída de acordo com as especificações da StreetScooter.

Este furgão apresenta um volume de carga de 20 m3, espaço para mais de 200 embalagens e uma carga útil de 1275 kg. A Ford vai dotar o furgão com uma gama de diferentes motores elétricos e baterias de iões de lítio, com potências até 90 kW (122 CV) e um binário de 276 Nm. Contando com baterias que podem ir até aos 76 kWh de capacidade, o WORK XL tem até 200 quilómetros de autonomia.

De acordo com a marca, comparando diretamente este furgão elétrico com modelos a gasóleo, a poupança anual nas emissões é de cinco toneladas nas e de 1900 litros de combustível. A produção diária do WORK XL é de 16 unidades (3500 unidades por ano) e envolve cerca de 180 funcionários da Ford, divididos por dois turnos.

Os correios alemães estão a utilizar o WORK XL em apoio ao seu serviço urbano de entrega de encomendas na Alemanha, estando a ser avaliada a disponibilização do furgão elétrico a clientes terceiros.

Achim Kampker, CEO e fundador da StreetScooter, salienta o papel da Ford nesta cooperação e indica que, “em conjunto, estamos a promover a eletromobilidade na Alemanha e a tornar mais amigo do ambiente e silencioso o tráfego de entregas no centro das cidades. Com o novo WORK XL StreetScooter, passamos a dispor de um e-furgão para distribuição de encomendas perfeito para áreas metropolitanas, e que, no futuro, irá também beneficiar outras empresas de transporte”.

Os grupos propulsores eletrificados vão ter um papel fundamental na gama de produtos Ford para a Europa. A empresa está a investir 9.5 mil milhões de euros e planeia ter 16 veículos 100 por cento eléctricos num portefólio global de 40 veículos electrificados até 2022.

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