Um carro que queima calorias quando se está ao volante parece uma premissa boa de mais para ser verdade, mas uma parceria entre um inventor saudita e uma empresa holandesa criou precisamente um veículo capaz de queimar calorias e manter os ocupantes em forma: o FitCar PPV.

Nascido por ideia de Nasser Al Shawaf, em parceria com a holandesa BPO, o FitCar PPV tem por base uma carrinha Audi A4 Avant 2.0 TFSI com caixa automática em que o pedal do acelerador é substituído por um mecanismo de pedais em tudo idêntico ao de uma bicicleta, mas com a premissa de que é a pedalar que o veículo se move, graças a um sinal eletrónico que aciona o acelerador.

O veículo tem funcionamento normal, com as prestações e especificações idênticas à anunciada pelo construtor, diferenciando-se apenas pela forma como se coloca em marcha. Para ‘abrir’ espaço para o mecanismo de pedais, o pedal do travão foi igualmente suprimido, usando-se um travão manual no lado direito do volante.

“Trabalho em muitas cidades no mundo onde um viagens diárias de mais de 60 minutos para cada lado não são incomuns. É uma forma muito pouco saudável de gastar duas horas cada dia. Por isso, tive a ideia do FitCar – que faz exatamente o mesmo de qualquer carro convencional – levando-nos em segurança do ponto A ao B, mas em que se pode fazer exercício enquanto se conduz”, referiu Nasser Al Shawaf, lembrando a origem deste projeto.

a carregar vídeo

“Os nossos estudos sugerem um rácio de mais de 300 calorias queimadas por cada 30 minutos. Estamos cada vez mais empobrecidos em matéria de tempo e pouco em forma, pelo que o FitCar proporciona, pelo menos, uma solução para estes dois problemas para aqueles que desejam exercitar-se mais, mas que não têm tempo para isso”, complementou.

O veículo tem até três modos distintos de condução: o ‘Drive Slow’ para deslocações a baixa velocidade, o ‘Drive Fast’ para viagens mais rápidas e um outro, denominado ‘No Drive’, que funciona como uma espécie de ponto morto em que pode continuar a pedalar mas sem sair do lugar.

A própria resistência da pedaleira pode ser ajustada para maior ou menor dificuldade. Testado na Holanda, o FitCar PPV conta com uma patente internacional e aguarda a homologação naquele país para utilização em estrada pública no resto da Europa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.