Honda e entra na ‘guerra’ dos grandes ecrãs táteis a bordo e responde à sua voz

25/07/2019

A Honda continua a revelar detalhes técnicos e tecnológicos do seu primeiro elétrico urbano, o Honda e, sendo agora explicada a envolvência de conectividade que permitirá gerir de forma personalizada o ecossistema da mobilidade elétrica deste veículo. Em destaque, a presença de dois ecrãs táteis no habitáculo, para conectividade mais evoluída.

Indicando que o interior da nova viatura elétrica da Honda “utiliza materiais contemporâneos e subtis, apresentando um espaço relaxante e moderno”, a marca nipónica revela que este modelo terá painel de instrumentos digital e dois ecrãs táteis LCD de 12,3 polegadas.

O painel digital do Honda e é projetado para facilmente ser utilizado, por meio de aplicações e serviços conectáveis, é o conjunto que se destaca, com cinco ecrãs de elevada resolução a ocuparem toda a largura do interior do modelo.

Os Sistemas de Câmaras Retrovisoras estão colocados em cada extremidade do painel de instrumentos para assegurar uma sensação de visão real para o condutor, enquanto o ecrã transmite a imagem de uma câmara central traseira, aumentando ainda mais o campo de visão do condutor.

Um ecrã TFT de 8.8 polegadas na frente do condutor apresenta as essenciais informações de condução, incluindo o estado da bateria, modo de condução selecionado e detalhes de segurança. A maior área do tablier é ocupada pelos dois ecrãs táteis LCD de 12,3 polegadas. Estes são os principais displays de informação e entretenimento, apresentando uma variedade de aplicações e serviços inteligentes.

A interface apresenta uma utilização idêntica ao estilo do smartphone, de maneira a detetar aplicações utilizadas recentemente. O conteúdo pode ser facilmente substituído entre os dois ecrãs, permitindo que o condutor o utilize com simplicidade e facilidade. Esta função permite que o passageiro passe o conteúdo, como por exemplo as instruções de navegação, para o campo de visão do condutor. Como a configuração do duplo ecrã permite que duas aplicações sejam exibidas ao mesmo tempo, o condutor e passageiro da frente poderão selecionar e visualizar ao mesmo tempo, aplicações distintas. Por exemplo, enquanto o condutor segue as instruções de navegação, o passageiro da frente pode procurar uma lista de reprodução de músicas.
a carregar vídeo

“O nosso objetivo para o Honda e foi refletir o minimalismo do design exterior na parte interior da viatura. A atmosfera interior combina com o conforto excecional, utilizando materiais familiares como a madeira e tecido texturizado, proporcionando um estilo contemporâneo”, explica Kohei Hitomi, líder do projeto do Honda e. “Neste ambiente moderno e relaxante, os ocupantes podem envolver-se facilmente com a tecnologia avançada conectada, como o sistema de câmara em substituição dos espelhos retrovisores e o ecrã tátil, altamente sofisticado e incrivelmente fácil de utilizar”.

Assistente virtual: ‘Ok Honda’

Além dos cinco ecrãs que ocupam grande parte do tablier, a Honda lança ainda um assistente virtual com tecnologia de inteligência artificial, o ‘Honda Personal Assistant’ para maior conectividade. Através deste assistente, diversos serviços de aplicações podem ser acedidos, utilizando comandos de voz com funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) a recorrer a uma compreensão contextual única para criar conversas naturais e fornecer o acesso a uma variedade de serviços online.

O ‘Honda Personal Assistant’ é ativado dizendo “OK Honda” seguido das questões ou instruções colocadas pelo condutor. A capacidade de aprendizagem desta tecnologia permite, gradualmente, uma melhor compreensão da voz do condutor ao longo do tempo, ajudando-a a fornecer respostas mais precisas.

O conjunto abrangente de aplicações integradas pode ser complementado pelo ecrã do smartphone, por meio do Apple CarPlay ou do Android Auto. Os sistemas permitem que os condutores visualizem redes sociais, música e outros serviços de internet nos ecrãs. Quando o Honda e está estacionado, os passageiros também podem assistir a vídeos e aceder à Internet nos seus próprios telemóveis, utilizando o acesso Wi-Fi.

Afastados da viatura, os condutores podem ainda desfrutar de serviços remotos, através da aplicação do smartphone. O serviço foi completamente remodelado para um maior foco na rota do utilizador, com fácil navegação para aceder às funções de carregamento, estado detalhado da viatura, controlo climatérico, segurança e monitorização de localização. Conectividade adicional e funções especificas de um automóvel elétrico, incluem o controlo da carga da bateria e um monitor de autonomia, enquanto os resultados da pesquisa de estações de carregamento e navegação podem ser enviados para a viatura, a partir do telemóvel.

É possível ainda aceder ao Honda e através de uma chave digital, permitindo que a viatura seja bloqueada e desbloqueada por meio da aplicação. Os alertas de segurança podem notificar os proprietários no caso de a viatura ser movida para fora da zona definida.

Na Europa, a Honda já recebeu mais de 36.000 manifestações de interesse no Honda e.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.