Hyundai a hidrogénio arrebata recorde de distância

Hyundai a hidrogénio
Lançando-se no desafio de estabelecer um novo recorde de distância percorrida ao volante de um carro alimentado a pilha de combustível a hidrogénio, o Presidente da Solar Impulse Foundation, Bertrand Piccard, conseguiu percorrer 778 quilómetros com um único abastecimento ao volante de um Hyundai Nexo.

Ao volante do SUV da marca sul-coreana, Piccard partiu da estação de hidrogénio FaHyence, em Sarreguemines, em França, no dia 25 de novembro, chegando no dia seguinte ao Museu do Ar e do Espaço, em Le Bourget, num percurso de 778 quilómetros sem paragens para abastecer. À chegada, restavam ainda 49 quilómetros de autonomia no computador de bordo do Nexo.

Piccard é um entusiasta de desafios pouco comuns, tendo sido também o autor da primeira viagem à volta do mundo a bordo de um balão de ar quente e o primeiro a cumprir uma volta ao mundo com um avião solar, o Solar Impulse.

Mas Piccard não fez a viagem sozinho. A seu lado em diferentes momentos estiveram figuras importantes como o Presidente da Região do Grande Leste, Jean Rottner, o Presidente do Grupo de Estudo de Hidrogénio no Eliseu, Michel Delpon, o ministro da Economia e das Finanças de França, Bruno Le Maire ou o Príncipe Alberto II do Mónaco, entre outros.

O objetivo foi trocar impressões com aqueles responsáveis, impulsionando ao mesmo tempo a adoção do hidrogénio como combustível para o futuro da mobilidade sustentável.

“Com esta aventura, provámos que, com tecnologias limpas, já não precisamos de protótipos experimentais revolucionários para quebrar recordes. Todos podem fazê-lo com veículos de emissões zero normais”, afirmou Piccard, que é também um dos grandes defensores da sustentabilidade, lançando recentemente um desafio denominado 1000 Soluções Eficientes e Rentáveis para Proteger o Ambiente.