Hyundai: Painel solar no tejadilho permite ganhar 1300 km por ano

06/08/2019

Promovendo uma maior eficiência, a Hyundai lança o seu primeiro modelo com um sistema de carregamento solar incorporado no tejadilho do Sonata Hybrid. A marca garante que este sistema aumenta a eficiência de combustível e o alcance na condução, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2.

O sistema de carregamento solar inclui uma estrutura de painéis solares de silício, colocados no tejadilho da viatura, que permite que 30% a 60% da bateria da viatura seja carregada, através da energia solar, mesmo durante a condução. Com seis horas de carga diária, prevê se que aumente a distância da viagem dos condutores em mais de 1300 quilómetros anualmente.

O sistema é composto por um painel solar e um controlador. A eletricidade é gerada quando a energia solar ativa a superfície do painel, convertendo então esta energia através da utilização de fotões de luz provenientes do sol. Ao entrarem em contacto com os painéis, os fotões transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocação. Este fenómeno denomina se “efeito fotovoltaico”.

A eletricidade deste processo é convertida na voltagem de padrão pelo controlador, depois da bateria ser armazenada. Esta tecnologia será, futuramente, aplicada nos restantes modelos da sua gama, incluindo naqueles com motor de combustão interna.

“A tecnologia de carregamento solar através do tejadilho é o exemplo de como a Hyundai se está a tornar num fornecedor de mobilidade limpa. Esta tecnologia permite que os clientes tenham um papel ativo n a questão das emissões”, afirma Heui Won Yang, vice-presidente da Hyundai.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.