A Polónia está a levar muito a sério a aposta na eletromobilidade. Meses depois de ter sido revelado o genial Triggo, o primeiro citadino 100% elétrico com a capacidade de se inclinar nas curvas e encolher de tamanho para responder às necessidades nos grandes centros urbanos, outra empresa do país acaba de anunciar a criação de uma nova marca de automóveis.

A Izera é a mais recente empresa no catálogo da ElectroMobility Poland, ‘joint venture’ controlada pelo estado e que reúne quatro empresas na área da energia, lançada com o objetivo de colocar no mercado uma gama de automóveis elétricos ‘made in’ Polónia. País que, apesar de não ter uma marca automóvel, tem no setor a segunda maior indústria do país (11% do PIB), com mais de 200.000 empregos apenas na produção.

Assim, a Izera (nome da cadeia montanhosa na fronteira com a República Checa), o primeiro fabricante polaco de carros elétricos, apresentou os seus primeiros protótipos, um SUV compacto com as dimensões aproximadas às do Nissan Qashqai, e uma berlina de cinco portas, também para posicionar no segmento C.

Sem revelar muito mais do que as linhas exteriores das duas carroçarias, a Izera fez saber que os modelos numa nova plataforma tipo skate desenvolvida pelos alemães da EDAG Engineering, com o pack de baterias de iões de lítio instalado na zona central no piso do carro, para garantir oferta generosa de espaço na bagageira. Aliás, a promessa do fabricante baseia-se numa fórmula de hipervalorização dos argumentos de ordem prática e racional, que culminará com a apresentação de uma gama de automóveis familiares, confortáveis e com interiores muito desafogados, por preços muito competitivos.

A imagem também não será descurada pelo Torino Design, gabinete de estilo liderado por Roberto Piatti, ex-Bertone, responsável pelo design dos modelos da marca, que estarão disponíveis em duas versões distintas, com a autonomia máxima a rondar os 400 km (WLTP) entre carregamentos, e podem acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.

A chegada dos Izera ao mercado está prevista para 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.